Notícias

Novembro de 2022 – DAS é representado em evento de cooperação científica e tecnológica entre Itália e Brasil

O Prof. Rodrigo Carlson participou de um evento de cooperação científica e tecnológica entre Itália e Brasil no dia 4 de novembro de 2022. Organizado pelo Consulado Geral da Itália, o evento contou com a participação de representantes da Embaixada Italiana, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa  (CONFAP),  FAPESP e FIESP, entre outros.

O Prof. Carlson apresentou o projeto intitulado “Distributed Optimization for Cooperative Machine Learning in Complex Networks” que busca estimular a cooperação científica entre a UFSC, UNIVALI, Universidade de Bolonha e Universidade de Pádua. O projeto é financiado pela FAPESC e o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI).


Agosto de 2022 – O DAS recebe a visita do prof. Michel Kinnaert da Univeristé libre de Bruxelles (ULB) 

Entre os dias 08/08 a 12/08/2022, o Prof. Michel Kinnaert da Univeristé libre de Bruxelles (ULB) estará visitando o DAS e o programa de PosAutomação da UFSC. Sua visita faz parte do contexto de um projeto de cooperação internacional CAPES/WBI da qual o prof. Daniel Coutinho do DAS está inserido.

Os campos de pesquisa do prof. Michel são associados, em geral, a sistemas de controle e suas aplicações. Mais informações podem ser encontradas no site abaixo na aba “Thématiques de recherche”.

https://cvchercheurs.ulb.ac.be/Site/Compos/DESC4215.php


Maio de 2022 – Sala de Monitoria do DAS/CTC

No dia 4 de maio de 2022 o Departamento de Automação e Sistemas (DAS) ativou a “Sala de Monitoria do DAS/CTC”, um esforço conjunto da chefia do DAS, da coordenação do curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA) e do corpo docente e técnico do DAS. A sala fica no segundo pavimento (1º andar) da edificação do Hall do CTC, mesmo andar da secretaria do DAS e ECA. Subindo a escada, é a sala à direita, ao lado do bebedouro.

De acordo com o Prof. Rodrigo Carlson, chefe do DAS, “o departamento dispõe semestralmente de cerca de seis monitores que atendem alunos de sete a oito disciplinas específicas do curso de automação. Parece pouco, mas isso significa que cerca de metade dos quase 500 alunos do curso têm a cada semestre a possibilidade de atendimento por um monitor. Um espaço exclusivo para a realização destas atividades é necessário uma vez que os monitores têm papel fundamental no auxílio ao aprendizado dos colegas de curso e no apoio aos professores de suas disciplinas para a manutenção da qualidade da formação dos nossos alunos.”

O aluno Thomás Schmidt que inicia seu segundo semestre como monitor da disciplina de Fundamentos da Estrutura da Informação e iniciou as atividades de monitoria deste semestre no Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação (LTIC) recebeu bem a mudança: “Muito bom ter um ambiente só para a monitoria, ideal para quem quer aprender e estudar.”

Até antes da pandemia os atendimentos eram realizados de forma dispersa no LTIC, no Laboratório de Instrumentação (LIN) e no Laboratório de Projetos (LPR), nem sempre no espaço mais adequado, e tendo que se ajustar aos horários das atividades de ensino e pesquisa desses laboratórios. A volta ao ensino presencial exigia uma mudança.

De fato, o Prof. Rodolfo Flesch, que atua como supervisor de monitores e monitoras da disciplina de Instrumentação em Controle há vários anos, ressalta que “a sala de monitoria é uma demanda antiga do DAS” e complementa: “acredito que ela será muito importante para podermos oferecer atendimentos de qualidade aos alunos de disciplinas do nosso departamento. Sem um espaço formalmente alocado, os atendimentos ocorriam em locais improvisados e sem a infraestrutura necessária. Agora, devemos ter um aproveitamento melhor do trabalho dos monitores, que não terão seu trabalho limitado por falta de infraestrutura. Além disso, o fato de os atendimentos ocorrerem em um ambiente mais aconchegante deve aumentar a procura.”

O espaço ainda deve passar por algumas melhorias. Na próxima semana será instalado um quadro branco na sala do fundo que facilitará o atendimento de múltiplos alunos por um mesmo monitor. O departamento está aberto a sugestões dos usuários.

O Prof. Hector Silveira, coordenador do cursou de graduação, saudou a ativação da sala de monitoria: “A sala de monitoria era bastante aguardada pelos/as estudantes, monitores/as e docentes do Curso. Agora temos um ambiente agradável que centraliza os atendimentos de monitoria, aprimorando, assim, o apoio dos/as monitores/as a estudantes, a troca entre monitores/as e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem do Curso.”

A contratação de monitores e monitoras segue normativa da UFSC e está vinculada ao programa de monitoria da Universidade (https://monitoria.ufsc.br/), que oferece ao DAS atualmente seis bolsas por semestre. Porém, é possível atuar como voluntário ou voluntária. Inclusive essa atuação pode ser usada para validação curricular de atividades complementares.


Maio de 2022 – O DAS recebe a visita do prof. David Romero da Escuela de Ingeniería y Ciencias do Tecnológico de Monterrey, México.

Entre os dias 5 a 10 de maio, o DAS recebe a visita do Prof. David Romero (https://www.linkedin.com/in/david-romero-43077bb/), da Escuela de Ingeniería y Ciencias do Tecnológico de Monterrey, México, considerada uma das melhores universidades privadas de engenharia do México.

O professor Romero está sendo recebido pelo prof. Ricardo Rabelo, no contexto de atividades de pesquisa sobre Indústria 4.0.


Fevereiro de 2022 – O DAS está habilitado a captar recursos a partir da Lei de TICs

Desde o início deste ano o DAS está cadastrado no CATI (Comitê da Área de Tecnologia da Informação) e  habilitado para captar recursos por meio da Lei de Informática através do TIC (https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/lei-de-tics). O dispositivo é a principal política de incentivo para o desenvolvimento tecnológico no país. A iniciativa prevê que uma parte dos recursos devem ser aplicados apenas em projetos de instituições credenciadas, com isso o departamento está apto para captar recursos para a Universidade Federal de Santa Catarina.

Agora todos os profissionais do DAS poderão captar recursos para a realização de projetos, e qualquer estudante da UFSC, de graduação ou pós-graduação, poderá participar desses projetos, por meio de bolsas de pesquisa e extensão.


Dezembro de 2021 – Nota de Pesar 

O Centro Tecnológico, o Departamento de Automação e Sistemas e a Coordenadoria do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) manifestam o mais profundo pesar pelo falecimento de Alcioni Panatto Caetano, acadêmico do quinto ano de Engenharia de Controle e Automação, ocorrido na manhã do dia 13 de dezembro de 2021.

Neste momento tão doloroso, nossa solidariedade à família e aos amigos do Alcioni. Ele estará sempre em nossas memórias com o sorriso e a gentileza que lhe eram tão costumeiros.


Novembro de 2021 – Publicado edital de concurso para o Magistério Superior

A UFSC lançou o edital 087/DDP/2021 para provimento de 43 vagas para o cargo de Professor(a) da carreira do Magistério Superior para os vários Campi da UFSC, incluindo uma vaga para o DAS/CTC, no campo de conhecimento: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

O edital completo pode ser lido aqui, o cronograma está disponível aqui e o conteúdo programático pode ser conferido aqui.


Outubro de 2021 – Professores do DAS em destaque na midia com projeto inovador para produção de energia elétrica

Projeto UFSCkite, coordenado pelos professores do PPGEAS Alexandre Trofino e Marcelo De Lellis, é destaque em diversos meios de comunicação nacional e estadual. O mais recente foi em telejornal da NSC TV::

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/techsc/noticia/2021/10/22/pesquisadores-de-sc-desenvolvem-pipa-gigante-para-gerar-energia-eolica.ghtml


Março de 2021 – Nota de pesar pelo falecimento do Professor Leandro José Komosinski

Os membros do Departamento de Automação e Sistemas (DAS) expressam suas condolências aos familiares e amigos do querido prof. Leandro José Komosinski, cujo falecimento ocorreu ontem, 30 de março, em decorrência de complicações causadas pela doença covid-19.

Prof. Leandro realizou seu mestrado no antigo Laboratório de Controle e Microinformática (LCMI), a partir do qual foi criado o DAS. Vários professores do departamento foram contemporâneos dele. Sob orientação do professor Hervé Garnousset, ele defendeu dissertação na área de Inteligência Artificial.

A memória do prof. Leandro estará sempre com todos que tiveram o privilégio de conviver com a querida pessoa que ora nos deixa.


Agosto de 2020 – Professor do DAS é selecionado nacionalmente para coordenar a elaboração da “Estratégia Nacional de Indústria 4.0

Numa iniciativa e edital conjuntos dos ministérios da Economia, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Professor Ricardo Rabelo, do Departamento de Automação e Sistemas do CTC/UFSC, foi selecionado nacionalmente para coordenar a elaboração da “Estratégia Nacional de Indústria 4.0 (ENI 4.0)”.

 Este trabalho foi recém iniciado e será realizado em quatro etapas principais, que se desenvolverão ao longo dos próximos 6-8 meses: elaboração inicial do ENI 4.0; discussões e refinamentos do documento com a Câmara da Indústria 4.0 (que reúne os representantes de todos os principais stakeholders governamentais, empresariais e de P&D do Brasil); publicação do ENI 4.0 para consulta pública; e divulgação oficial do ENI 4.0.

 O ENI 4.0 atuará como balizador para todas as políticas públicas nacionais referentes a Indústria 4.0 para os próximos 10 anos, embora previsto de ser revisado anualmente. O ENI 4.0 cobrirá essencialmente quatro dimensões: desenvolvimento tecnológico, inovação e sustentabilidade; capital humano; cadeias produtivas e ecossistemas; e regulação, normalização e infraestrutura.


Junho de 2020 – Professor Jomi Hubner publica livro “Multi-Agent Oriented Programming: Programming Multi-Agent Systems Using JaCaMo”

O Professor Jomi Hubner, do DAS/CTC, em co-autoria com os professores Olivier Boissier, Rafael Bordini e Alessandro Ricci, publicou, pela Editora do  MIT Press, o livro “Multi-Agent Oriented Programming: Programming Multi-Agent Systems Using JaCaMo”. O livro fornece os principais conceitos e técnicas de programação orientada a multi-agente, a qual suporta o paradigma de sistemas multiagentes em nível de programação. Esse paradigma provê uma abordagem estruturada baseada em três dimensões integradas entre si, as quais são examinadas em detalhes no livro: (i) a dimensão de agente, usada para projetar as entidades que interagem; (ii) a dimensão do ambiente. a qual permite o desenvolvimento de recursos compartilhados e conexões com o mundo real; e (iii) a dimensão de organização, a qual estrutura as interações entre os agentes autônomos e o ambiente compartilhado. O livro apresenta também um enfoque prático usando a plataforma e modelo de programação JaCaMo. Mais informações aqui: https://mitpress.mit.edu/books/multi-agent-oriented-programming

Fevereiro de 2020 – Visita do prof. Rafael Vazquez da Universidade de Sevilla, Espanha

Durante todo o mês de março, o DAS receberá a visita do prof. Rafael Vazquez do Departamento de Engenharia Aeroespacial e Mecânica de Fluidos da Universidade de Sevilla, Espanha. Neste período, juntamento com o prof. Gustavo de Andrade do DAS, o prof. Rafael desenvolverá pesquisas na área de controle, tais como pesquisas sobre teoria de controle de EDPs. A estadia do prof. Rafael é financiada pela bolsa de mobilidade de professores/pesquisadores do Brasil e Espanha da Fundación Carolina.


Setembro de 2019 – I Dia de Portas Abertas DAS/CTC

No dia 4 de outubro o DAS abrirá as portas para realizar o I Dia de Portas Abertas, com foco principal nos estudantes de ensino médio da região da Grande Florianópolis que buscam conhecer as profissões e os cursos da UFSC.

Em paralelo ao edital do Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020, o departamento busca expandir seu público, mostrando para a comunidade o dia-a-dia d@s futur@s engenheir@s de controle e automação.

 


Agosto de 2019 – Visita do Prof. Pierre-Emmanuel Hladik do LAAS-CNRS

Durante todo o mês de agosto o DAS receberá a visita do Prof. Pierre-Emmanuel Hladik, do grupo  Vérification de Systèmes Temporisés Critiques – VERTICS do LAAS-CNRS de Toulouse. Ele está vindo com recursos do projeto de P&D com a Petrobras “Validação de sistemas de controle e automação na Indústria do Petróleo e Gás utilizando métodos de teste, verificação e síntese de programas”,  no contexto de uma cooperação internacional sobre verificação formal de sistemas instrumentados de segurança. Esse projeto é coordenado pelo Prof. Max Queiroz do DAS. As principais linhas de atuação do Prof. Hladik são: uso de pesquisa operacional no projeto de software para sistemas embarcados sob restrições temporais; métodos para validar e verificar arquiteturas de tempo real; e casos de uso industrial, especialmente nos campos aviônicos e automotivos.


Julho de 2019 – Curso de Graduação de Engenharia de Controle e Automação entre os melhores do mundo no ranking de Shanghai

O ranking de Shanghai (considerado com um dos três mais importantes do mundo) classificou o curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA) da UFSC como um dos 200 melhores cursos no mundo.

http://www.shanghairanking.com/Shanghairanking-Subject-Rankings/automation-control.html

O ECA foi criado pelos professores do DAS, tendo sido o primeiro curso desta modalidade no Brasil, criado através da resolução No 44/CEPE/88. Seu currículo serviu de referência para a criação de outros cursos de Engenharia de Controle e Automação no Brasil.


Julho de 2019 – Instalação de Antena/Gateway LoRa no CTC e Workshop no DAS

Nesta quarta-feira, 3 de julho, ocorreu a instalação de um Gateway LoRa (Long Range) no topo do Prédio da FEESC/CTC. O gateway foi doado pela CAMNEXUS, empresa situada junto a Universidade de Cambridge (https://www.camnexus.io/), no Reino Unido. A rede LoRa (Long Range) é uma rede sem fio LPWAN (wireless low-power wide-area network) que permite alcances de comunicação de até 10Km entre dispositivos e o gateway, em situações de visada direta, sem obstáculos. Esse tipo de rede é considerado um dos principais pilares para o sucesso da Internet das Coisas (IoT), sendo fundamental para a implementação de aplicações de agricultura inteligente, monitoramento ambiental, cidade inteligente, monitoramento de plantas industriais a céu aberto, dentre outras.

Logo depois da instalação, um teste preliminar feito na praça da alimentação no Centro de Eventos da UFSC demonstrou boa conectividade, mesmo estando em um lugar cercado de concreto, com muitas pessoas ao redor e situado a mais de 1 kilômetro do prédio da FEESC. A instalação do Gateway ocorreu um dia após ao workshop técnico oferecido pela CAMNEXUS no Laboratório de Automação Industrial (LAI) do DAS no CTC. O Workshop, o qual contou com o apoio dos coordenadores e professores do Projeto Print: Indústria 4.0, abrangeu aspectos teóricos sobre a IoT, além de ter contado com a prática na configuração e utilização de dispositivos LoRa. Espera-se que futuramente diversos trabalhos de pesquisa tenham origem no uso desses equipamentos.

Além da equipe da CAMNEXUS formada pelos pesquisadores-líderes Pablo Salas, Jéssica OCampos e Juan Carlos OCampos, a instalação contou com ajuda valiosa do técnico do Departamento de Automação e Sistemas (DAS) Gabriel Manoel, além do Beto da FEESC.


Junho de 2019 – DAS recebe professoras do ENSEEIHT e do INSA de Toulouse

Nos dias 3 e 4 de junho, o DAS recebeu a visita de três professoras de escolas de engenharia de  Toulouse, que estão no Brasil para participar do Fórum BRAFITEC, em Uberlândia. A Beatrice Paillassa e a Danielle Andreu são responsáveis por relações internacionais do ENSEEIHT (INP-Toulouse), com o qual o curso de Engenharia de Controle e Automação tem acordo de duplo diplomação. A professora Audine Subias é representante do INSA-Toulouse, com o qual  também está sendo firmado um acordo de dupla diplomação. O professor Max Queiroz do DAS está coordenando o estabelecimento deste acordo.

Junho de 2019 – DAS recebe a prof. Bani Anvari, da Univ. College London
A prof Bani Anvari, da Univ. College London atua na área de sistemas avançados de segurança viária. Ela estará trabalhando junto ao DAS até 14/6.  Sua vinda foi viabilizada por meio de recursos aportados pelo Newton Fund (FAPESC / Royal Society), sendo os coordenadores locais deste projeto os professores Werner Kraus Junior e Rodrigo Carlson do DAS.

Maio de 2019 – DAS participa de evento de Imersão Empresarial em Indústria 4.0
Aconteceu no dia 28 de maio no hub de inovação Ágora Tech Park, em Joinville (SC), o  “Imersão 4.0” (https://www.industria40.ind.br/noticias/18276-imersao-40-e-aplicacao-pratica-de-estrategias-de-industria-40). O encontro teve foco nos aspectos da Indústria 4.0 e reuniu mais de 150 pessoas entre profissionais da indústria, empresas de tecnologia, entidades federativas e universidades. O professor Ricardo Rabelo do DAS participou como um dos especialistas no evento.


Maio de 2019 – Alunos do grupo GPEN-CNPq do DAS/CTC ganham prêmio principal do “10 for 10 Program Award

Alunos do grupo de Pesquisa em Processamento de Energia (GPEN-CNPq) do Departamento de Automação e Sistemas (DAS/CTC/UFSC), coordenado pelos professores Ivo Barbi e Daniel J. Pagano, ganharam o prêmio principal do “10 for 10 Program Award” organizado pela empresa Typhoon HIL, líder de mercado e tecnologia na área de simulação de controladores digitais (controller-Hardware-in-the-Loop C-HIL) para eletrônica de potência, microrredes e redes de distribuição de energia elétrica.

O prêmio é um emulador em tempo real HIL402 (igual ao da foto ao lado) com uma licença de software Typhoon HIL.

O equipamento será utilizado em pesquisas de modelagem e controle de sistemas de eletrônica de potência e energias renováveis, pelo grupo coordenado pelo Professor Daniel J. Pagano, no curso de Pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS), do DAS/CTC/UFSC.


Abril de 2019 – Professores do DAS organizam o DYCOPS’2019

Os professores Julio Rico e Rodolfo Flesh, respectivamente, general chair e vice-chair ind., organizam o “12th IFAC Symposium on Dynamics and Control of Process Systems, including Biosystems” que ocorrerá entre os dias 24 a 26 de abril, no Jurere Beach Village. Mais informações podem ser obtidas nos sites:


Abril de 2019 – Professor Nestor Roqueiro publica livro

O Professor Nestor Roqueiro, do DAS/CTC, publicou livro entitulado “F5 (Reset)”.  O livro é comercializado em formato eletrônico pela Amazon e atualmente conta apenas com uma versão na lingua espanhola. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.amazon.com/dp/B07QJ2HN24/ref=sr_1_1?keywords=f5%28reset%29&qid=1554797771&s=gateway&sr=8-1


Março de 2019 – Professor Antonio Augusto Rodrigues Coelho publica livro “Sistemas Dinâmicos: Controle Clássico e Preditivo Discreto”

O Professor Antonio Augusto Rodrigues Coelho, do DAS/CTC, em co-autoria com os Professores Daniel Cavalcanti Jeronyno, da UTFP – Campus Toledo, e Rejane de Barros Araújo, do IECTP, publicaram, pela Editora da UFSC, o livro “Sistemas Dinâmicos: Controle Clássico e Preditivo Discreto”. O livro fornece os conceitos, as características e os projetos de controladores clássicos e avançados digitais para processos dinâmicos e destina-se a alunos de graduação e pós-graduação, a professores de universidades e de institutos federais e a profissionais de controle de processos e automação industrial.


Outubro de 2018 – Professor Joni Fraga é homenageado durante o SBSEG 2018

Durante o XIX Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSEG 2018), que ocorreu entre os dias 22 a 25 de outubro em Natal/RN,  o Prof. Joni da Silva Fraga, do DAS, foi homenageado. A homenagem foi  devido as suas valiosas contribuições científicas nas áreas de Segurança da Informação e Sistemas computacionais no Brasil.

 


Outubro de 2018 – Estudante do Curso de Engenharia de Controle e Automação premiado no 28º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC

O trabalho do estudante Augusto Luiz Greuel do Curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA) foi selecionado como o melhor da área de Engenharias da UFSC no ano de 2018. Augusto foi orientado pelos professores do DAS Daniel Ferreira Coutinho e Rodolfo Flesch e desenvolveu um protótipo de um sistema de controle de uma bola sobre uma mesa. O vídeo submetido ao Seminário de Iniciação Científica da UFSC pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=n7ySeIb_D7Y. Augusto representará a UFSC, CTC, DAS e o Curso de Engenharia de Controle e Automação na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que ocorrerá durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2019, na cidade de Campo Grande – MS.


Setembro de 2018 – Professor Rômulo Silva de Oliveira publica livro sobre Sistemas de tempo Real

O Prof. Rômulo Silva de Oliveira, do DAS, publicou o livro Fundamentos dos Sistemas de Tempo Real, onde descreve aspectos teóricos e práticos da área. O livro também inclui material sobre sistemas operacionais e  programação concorrente. O tratamento dos conceitos e fundamentos da área é rigoroso, mantendo, contudo, um olhar prático de engenharia, fugindo de exageros matemáticos baseados em premissas distantes da  realidade. O livro também é interessante para profissionais que trabalham com o desenvolvimento de software para sistemas embutidos ou embarcados (embedded systems) e Internet das Coisas. Mais detalhes em: www.romulosilvadeoliveira.eng.br/livrotemporeal


Setembro de 2018 – Professor Werner Kraus Junior concede entrevista ao Diário Catarinense

O professor Werner Kraus Junior, do DAS, foi entrevistado pelo Diário Catarinense sobre o problema de mobilidade da cidade de Florianópolis. Como especialista em Engenharia de Tráfego e participante do Observatório de Mobilidade, o prof. Werner foi consultado sobre as alternativas viáveis para desafogar o tráfego da cidade. Através de uma longa entrevista, o professor Werner defendeu a prioridade para o transporte público, além de investimentos no sistema cicloviário para lidar com este problema. Link para a notícia: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2018/09/pesquisador-aponta-principais-causas-do-congestionamento-na-ilha-de-sc-10558652.html


Setembro de 2018 – Professores do DAS organizam o Joint IFAC ROCOND & LPVS 2018

Os professores Daniel F. Coutinho e Eugênio B. Castelan, do DAS, participaram do Comitê Local Organizador do Joint 9th IFAC Symposium on Robust Control Design (ROCOND’18) and 2nd IFAC Workshop on Linear Parameter Varying Systems (LPVS’18) que foi realizado em Florianópolis, Brasil, nos dias 3 e 5 de Setembro de 2018. O IFAC ROCOND & LPVS 2018 aconteceu no Majestic Palace Hotel, no centro de Florianópolis. Link para o evento: http://rocond18.ufsc.br/


Setembro de 2018 – DAS recebe a visita do professor Per-Olof Gutman do Technion Israel Institute of Technology
O Prof. Per-Olof Gutman visitou o Departamento de Automação e Sistemas no dia 6 de setembro e apresentou palestra intitulada “Controller Design for a Virtual Skydiver and its Modelling and Verification“.


Junho de 2018 – Plenária “PID control of dead-time processes” no auditório Teixeirão
O prof. Júlio Elias Normey Rico, do DAS/CTC, apresentou no dia 11/06/18, às 16h, no auditório Teixeirão (EEL/CTC), plenária com o tema “PID control of dead-time processes: robustness, dead-time compensation and constraints handling“, assunto abordado no 3º IFAC Conference on Advances in PID Control [http://www.pid18.ugent.be/], na cidade de Ghent, Bélgica. O material da plenária está disponível aqui. Mais informações sobre o Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis – DAS/UFSC aqui: [https://goo.gl/C6K67L].


Junho de 2018 – Professor da Universidad Nacional de La Plata, Argentina, visita o DAS

Entre os dias 06 e 20 de agosto, o DAS receberá a visita do Prof. José Gabriel García Clúa da Universidad Nacional de La Plata, Argentina. O professor vem ao Brasil em uma missão de pesquisa com financiamento da Asociación de Universidades Grupo Montevideo [AUGM], grupo que apóia o intercâmbio entre docentes e estudantes de várias universidades da América do Sul. Ele vem trabalhar em temas de controle de sistemas de energias renováveis, principalmente eólica ,em parceria com o Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis, coordenado pelo prof. Julio Elias Normey-Rico.


Março de 2018 –  Homenagem ao Prof. Agustinho Plucenio

No último dia 7 de março, o DAS realizou uma homenagem ao professor Agustinho Plucenio, falecido em 2017, atribuindo ao Laboratório Experimental de Escoamento Multifásico [LEEM] o nome do professor e oficializando o ato com o descerramento da placa de homenagem. Agustinho se formou em Engenharia Elétrica  na UFSC em 1981,  e depois de muitos anos trabalhando na indústria do petróleo, voltou à UFSC para fazer o mestrado em Engenharia Elétrica (2003) e  o  doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas (2010) . Depois do doutoramento participou em vários projetos de pesquisa e no PRH 34, programa de recursos humanos da ANP na UFSC. Fez inúmeras contribuições nas áreas de   modelagem e controle, instrumentação e aplicações de controle e automação na produção e refino de petróleo e gás. Foi orientador de vários estudantes de graduação e mestrado e professor voluntário da UFSC. Sua participação na criação e viabilização do LEEM foram fundamentais e por isso a escolha desse laboratório para levar seu nome. Participaram do evento a esposa e filhos do Prof. Agustinho, professores do departamento e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação.

Fevereiro de 2018 –  Homenagem ao Prof. Jean-Marie Farines

O Prof. Jean-Marie Farines do DAS obteve um importante reconhecimento do CTC e da RNP por suas contribuições na implementação pioneira de redes de computadores na UFSC há 25 anos. Parabéns e gratidão, Prof. Jean-Marie!

Notícia completa: https://memoria.pop-sc.rnp.br/


Fevereiro de 2018 – Técnico do DAS e alunos do ECA foram premiados no Sinapse da Inovação

O Sinapse da Inovacao é o maior Programa de SC de apoio a startups e já é uma referência nacional. De uma entrada inicial de 1700 propostas, após 3 fases de seleção, 100 propostas foram contempladas. Dessas 100 propostas, 6 são de alunos e ex-alunos do ECA e técnico do DAS. São elas: “oiMaggie – A assistente virtual estudantil” do acadêmico Gustavo Kremer; “AtlasPower – Tornando baterias inteligentes” do acadêmico Viccenzo Collodel Benneti e do técnico do DAS Gabriel Manoel da Silva; “MobiFleet – Plataforma de gerenciamento de frotas e ativos industriais” do acadêmico Daniel Bacha, “Seashell – Powering innovation” dos acadêmicos Matheus Winter, Eduardo Schmidt e Lucas Napoleão Coelho; “FERTILEASY – MONITORAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA” dos ex-acadêmicos Guilherme de A. Senger e Guilherme R. Piazzetta; e “MEUS KILOWATTS – MARKETPLACE DE ENERGIA RENOVÁVEL” do ex-acadêmico Leonardo T. Ferronato.

Janeiro de 2018 – Prof.  Werner Kraus Junior dá entrevista ao SBT sobre tecnologia semafórica desenvolvida no DAS em parceria com a Brascontrol
O Prof. Werner  Kraus Junior, do DAS, explica ao programa SBT Santa Catarina os princípios da tecnologia desenvolvida no Departamento de Automação e Sistemas em parceria com a Empresa Brascontrol que está sendo implantada nos semáforos de Florianópolis. Veja a entrevista, a partir do tempo 2min23seg: https://www.youtube.com/watch?v=iarMCwLp3cY&feature=youtu.be&t=140

Novembro de 2017 – DAS e PGEAS homenageiam professor Ivo Barbi

O Prof. Ivo Barbi, professor voluntário no DAS (Departamento de Automação e Sistemas) e membro do corpo docente do PGEAS (Programa de Pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas), obteve o status de IEEE Life Fellow. Esta honra especial é reservada para indivíduos com grandes  contribuições sustentadas e duradouras ao IEEE. Devido à essa premiação e pelos serviços prestados à UFSC, o DAS e o PPGEAS homenagearam o Prof. Ivo Barbi através de um placa comemorativa entregue durante uma cerimônia com a participação de docentes e técnicos do departamento.


Novembro de 2017 – Palestra do prof. Paulo Veríssimo (University of Luxembourg)

O prof. Paulo Esteves Veríssimo (University of Luxembourg, SnT, CritiX), dará uma palestra intitulada “Security and Dependability Challenges of IT/OT Integration”.  Essa palestra ocorrerá no dia 10/11,  às 10h na sala PPGEAS I.


Novembro de 2017 – Pesquisadores do DAS  recebem prêmio em Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes

A mestranda Jéssica Aquino Chaves, seu orientador prof. Rodrigo Castelan Carlson, o doutorando Eduardo Rauh Müller e o professor Werner Kraus Junior, são os autores do artigo “Controle do fluxo principal em rodovias por meio de veículos cooperativos equipados com controle adaptativo de cruzeiro”, que recebeu o “Prêmio Anpet de Produção Científica” na área de Tráfego Urbano e Rodoviário no XXXI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. O trabalho foi escolhido dentre os cerca de 400 trabalhos apresentados, divididos em sete áreas temáticas.


Outubro de 2017 – Palestra do prof. Silvano Dal Zilio do LAAS-CNRS França

O Prof. Silvano Dal Zilio, do LAAS-CNRS, está numa missão de cooperação científica de duas semanas aqui no DAS, no contexto de nosso projeto de pesquisa com a PETROBRAS. Na próxima segunda-feira, dia 30/10, das 14h às 15h, na sala PGEAS 1,  ele irá apresentar o seguinte seminário: Latency Analysis of an Aerial Video Tracking System Using Fiacre and Tina.


Outubro de 2017 – Palestra do prof. José Ricardo Pérez da PUC-Chile

O prof. José Ricardo Pérez da PUC-Chile, que está atuando no DAS como professor visitante estrangeiro por um período de 12 meses apresentará no dia 16/10/2017, às 10:30, na sala PGEAS 1,  um seminário sobre: NEW DEVELOPMENTS FOR THE OPTIMAL OPERATION OF SPIRIT DISTILLATIONS


Setembro de 2017 – Programa de Pós-Graduação em Automação e Sistemas (PGEAS) recebe nota 6 na avaliação quadrienal da CAPES

É com extrema satisfação que os professores e servidores técnicos administrativos do DAS receberam a notícia que o PGEAS (Programa de Pós-Graduação em Automação e Sistemas) recebeu nota 6 (nota máxima é 7) na avaliação quadrienal da CAPES.


Agosto de 2017 – Professor da Universidade de Sevilha, Espanha, visita o DAS

Entre os dias 14 de agosto a 14 de setembro, o DAS receberá a visita do Prof. Carlos Bordons da Universidade de Sevilha, Espanha. Esse pesquisador virá ao Brasil através do projeto CNPq de bolsa Pesquisador Visitante Especial, com o seguinte título: “Optimization and Control of Hybrid Generation Power Systems Including Renewable Sources”. Este projeto é coordenado pelo Prof. Julio Elias Normey Rico, do DAS.


Agosto de 2017 – DAS recebe visita do Prof. Eduardo Adam, da Universidad Nacional del Litoral de Santa Fé , Argentina

Entre os dias 03 e 11 de agosto de 2017 o DAS receberá a visita do Prof. Dr. Eduardo Adam, da UNL de Santa Fé,  Argentina (https://goo.gl/8mTjyR). A visita do Prof. Eduardo faz parte do programa AUGM (http://grupomontevideo.org), grupo de universidades de América do Sul das quais a UFSC é membro, e sua principal colaboração é nas áreas de controle preditivo e controle de processos.

Agosto de 2017 – DAS recebe visita do Prof. Prof. Konstantinos Ampountolas da Universidade de Glasgow 

Nos dias 07, 08 e 09 de agosto o DAS receberá a visita do Prof. Konstantinos Ampountolas, da Universidade de Glasgow. No dia 08  de agosto do Prof. Konstantinos fará uma apresentação na sala PPGEAS 02 (térreo), às 10h, sobre o projeto intitulado “Decentralised control of interconnected systems: An interpolation-based approach” (Sheila Scialanga and Konstantinos Ampountolas). Prof. Dr. Konstantinos Ampountolas is a Lecturer in Transport Engineering in the School of Engineering at the University of Glasgow, UK. Before to joining Glasgow, he was research fellow at École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Switzerland, visiting research scholar at the University of California, Berkeley, and post-doctoral researcher at the Centre for Research and Technology Hellas, Greece. His research interests include traffic flow modelling, simulation and control, and transport informatics. Dr Ampountolas serves on the Editorial Advisory Boards of Transportation Research Part C and Transportation Research Procedia. He is currently co-Investigator of the Urban Big Data Centre (http://ubdc.ac.uk) funded by the UK Economic and Social Research Council (ESRC).


Abril de 2017 – Estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação participa de programa da ONU

O estudante Pedro Casali, do curso de Engenharia de Controle e Automação, atualmente em intercâmbio na França, acaba de iniciar um trabalho na Organização das Nações Unidas (ONU) como integrante da Local Pathways Fellowship, uma rede formada por 50 jovens-líderes de vários países, com o objetivo de capacitar jovens para implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em sua região.


Dezembro de 2016 – Apresentação no DAS sobre controle de espaçamento e velocidade em ônibus do prof. Kostas Aboudolas da Universidade de Glasgow

No dia 1º de dezembro de 2016, o Prof. Kostas Aboudolas da Universidade de Glasgow fará uma apresentação sobre controle de espaçamento e velocidade em ônibus (Mitigating bunching with bus-following models and bus-to-bus cooperation). A apresentação será as 15h00 na sala PGEAS2 (térreo). Dr Konstantinos Ampountolas is a Lecturer of Transportation Engineering in the School of Engineering at the University of Glasgow. He received the Dipl.- Eng. degree in Industrial Engineering, and MSc, PhD degrees in Operations Research, all from the Technical University of Crete, Greece. Before to joining Glasgow, he was research fellow at École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Switzerland and visiting research scholar at the University of California, Berkeley. His research interests include traffic flow modeling, simulation and control, the development of advanced traffic management systems, and urban informatics.


Novembro de 2016 – DAS recebe visita do Prof. Francisco Vasques,  University do Porto, Portugal

O Prof Francisco Vasques visitará o DAS no período de 12 de Novembro a 12 de Dezembro. O Prof Francisco é professor associado e pesquisador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Sua área de interesse é a redes de comunicação industriais (https://paginas.fe.up.pt/~vasques/).


Novembro de 2016 – DAS recebe visita da Prof. Claudine Chaouiya,  University de Marseille, França

A Profa Claudine Chaouiya visitará o DAS no período de 21 de Novembro a 22 de Dezembro. A Profa Claudine é pesquisadora do IGC (Instituto Gulbenkian de Ciência, Lisboa) e professora da Universidade de Marseille. Sua área de interesse é a Modelagem e Análise de Sistemas Biológicos Celulares. Ela virá com suporte financeiro da CAPES, através do projeto Bio-Comp.


Setembro de 2016 – Curso de Eng. de Controle e Automação recebe novamente cinco estrelas do Guia do Estudante

O Curso de Engenharia de Controle e Automação recebeu novamente a nota máxima (5 Estrelas) do Guia de Estudante.


Setembro de 2016 – DAS recebe visita do Prof. Wuqiang Yang,  University of Manchester, Reino Unido

O prof. Wuqiang Yang da University of Manchester visitará o DAS na semana compreendida entre 17 a 24 de setembro. O prof. Yang vem ao Brasil através do projeto “Water-cut measurement by a combination of electrical capacitance tomography and RF resonant cavity sensor”, projeto de colaboração entre a University of Manchester e a UF6C dentro do Newton Research Collaboration Programme coordenado pelo prof. Fernando Rangel (EEL-UFSC) e do qual participa o DAS através do laboratorio LEEM.


Setembro de 2016 – DAS recebe visita do Prof. Milan Stanko,  Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega

O Departamento de Automação e Sistemas receberá a visita do Prof. Milan Stanko, professor do Departamento de Engenharia de Petróleo e Geofísica da NTNU (Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega). Durante os dias 26 e 28, será oferecido um curso em Performance of Hydrocarbon Production Systems”. Inscrições podem ser realizadas no site: http://goo.gl/FQ9b92


Agosto de 2016 – Professor da Universidade de Sevilha, Espanha, visita o DAS

Entre os dias 16 de agosto a 15 de setembro, o DAS receberá a visita do Prof. Carlos Bordons da Universidade de Sevilha, Espanha. Esse pesquisador virá ao Brasil através do projeto CNPq de bolsa Pesquisador Visitante Especial, com o seguinte título: “Optimization and Control of Hybrid Generation Power Systems Including Renewable Sources”. Este projeto é coordenado pelo prof. Julio Elias Normey Rico, do DAS.


Maio de 2016 – Professor do DAS organiza o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC

No dia 16 de maio, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), ocorrerá o lançamento oficial do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC. Inscrições gratuitas: www.goo.gl/bKDkD8. Segundo seu coordenador, prof. Werner Kraus Jr, do DAS, o Observatório deverá contribuir com políticas públicas na área de mobilidade urbana, através da promoção de estudos, pesquisas, debates e da elaboração de projetos sobre o tema. O lançamento do Observatório será seguido pelo Seminário NeoTrans, com programação que inclui apresentações e debate sobre Transporte Aquaviário. Segundo o prof. Werner  os resultados do NeoTrans irão  orientar a montagem do processo de concessão do transporte coletivo metropolitano.


Março de 2016 – Professor do DAS recebe a medalha Professor João David Ferreira Lima

A Câmara Municipal de Florianópolis concedeu em 15/3/2016 a Medalha Professor João David Ferreira Lima para o professor do DAS Werner Kraus Júnior.  A medalha tem como objetivo homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao ensino superior no município de Florianópolis. Mais informações no site.

Março de 2016 – Editora da UFSC relança em segunda edição o livro de coautoria de professor do DAS

A EDUFSC lança a 2ª edição (revista) do livro “IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DINÂMICOS LINEARES” de coautoria dos professores Antonio Augusto Rodrigues Coelho (DAS-UFSC) e Leandro dos Santos Coelho. Neste livro são apresentadas técnicas de modelagem e identificação de sistemas que podem ser utilizadas não somente em controle de processos, mas também em processamento de sinais, previsão de séries temporais e em áreas nas quais seja necessária a utilização de modelos do sistema. O livro expõe de forma clara diversos aspectos teóricos e práticos da área de identificação de sistemas e reflete a experiência dos autores no ensino, pesquisa e utilização dessas técnicas na modelagem e controle de diversos processos.

Dezembro de 2015 – Curso de Engenharia de Controle e Automação novamente com nota máxima no ENADE

Com muito orgulho e satisfação anunciamos que o Curso de Eng de Controle e Automação do DAS recebeu novamente a nota máxima do ENADE. Esse fato vem ocorrendo desde a criação do curso, que recentemente completou 25 anos.

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Florianópolis / SC ENADE: 5 (4.4738) 

Dezembro de 2015 – Livro com contribuição de Professores do DAS premiado pelo Prêmio Jabuti 2015

O livro Robótica móvel, organizado por pesquisadores do CNPq, o qual contou com contribuições dos Professores Julio Rico e Nestor Roqueiro do DAS, conquistou o Prêmio Jabuti 2015. O prêmio é considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro.


Novembro de 2015 – Apresentação de trabalho de pesquisadores franceses em colaboração com prof. Ivo Barbi

Xavier CRESPO e Guillaume WATRIN da Escola Naval da França (Brest) irão apresentar o trabalho entitulado: Battery Charge Equalizer, based on switched capacitor converter, for applications in low voltage and low power wind generator. Data: 13 de novembro de 2015 (sexta feira). as 10h00.
Local:  Sala de aula do PPGEAS I (piso superior).


Novembro de 2015 – Visita do Prof. Francisco Vasques da FEUP (Universidade do Porto – Portugal)

Durante o mês de novembro, o prof. Dr. Francisco Vasques estará em missão no DAS-CTC. Trata-se de projeto “Pesquisador Visitante” do CNPq. As áreas de interesse do Prof. Vasques são Comunicações Industriais, Comunicações Tempo Real e Redes de Sensores sem Fio.


Setembro de 2015 – Curso de Eng. de Controle e Automação recebe novamente cinco estrelas do Guia do Estudante

O Curso de Engenharia de Controle e Automação recebeu novamente 5 Estrelas do Guia de Estudante.

2015 Selo Guia Estudante ECA


Julho de 2015 – Visita do Prof. Carlos Bordons da Universidade de Sevilla, Espanha

De 8 a 23 de julho de 2015 o DAS recebe a visita do Prof. Carlos Bordons, da Universidade de Sevilla, Espanha. As atividades do Prof. Carlos fazem parte de um projeto aprovado no CNPq no edital Pesquisador Visitante Especial (PVE) no programa Ciências sem Fronteiras. O projeto tem duração de 3 anos (2015-2017) e está prevista a visita do pesquisador Prof. Carlos por 30 dias a cada ano do projeto. O projeto com título: “Optimization and Control of Hybrid Generation Power Systems Including Renewable Sources” teve aprovadas uma bolsa de doutorado sanduíche e duas bolsas de  Pos-Doutorado júnior para serem usadas nos 3 anos.  Neste projeto, coordenado pelo Prof. Julio Elias Normey Rico, participam já alguns estudantes como o doutorando Paulo Mendes (PGEAS) que encontra-se agora em Sevilla fazendo sanduíche com bolsa CNPq; o pos-doutorando Douglas Bertol (PGEAS), o bolsista IC Marcelo Menezes (com bolsa CNPq PIBIC DAS a partir de agosto 2015). O projeto visa estudar técnicas de controle preditivo para a otimização energética de sistemas de geração e armazenamento de energia, utilizando fontes renováveis e não renováveis. Durante a sua estadia no DAS, o Prof. Carlos participará de reuniões de pesquisa com professores e estudantes do DAS e ministrará palestras sobre o tema do projeto.


Junho de 2015 – O Curso de Eng. de Controle e Automação firma contrato de dupla diplomação com entidades francesas

O prof. Daniel Coutinho do DAS foi autor da proposta que possibilita a um aluno do Curso de Engenharia de Controle e Automação receber, adicionalmente, o diploma de engenharia de uma das entidades francesas, nomeadamente: École Supérieure d’Eletricité (Supélec) e o Institut National Polytechnique de Toulouse, através da École Nationale Superieure D’Electrotechnique, D’Eletronique, D’Informatique, D’Hydraulique et des Telecommunications (INP-ENSEEIHT). Segundo o Prof. Coutinho, atualmente há também um outro acordo com uma universidade da Bélgica, o qual está em processo de finalização.


Maio de 2015 – Visita do Prof. Dr.-Ing. Ernst Albien, da Univ. de Dortmund, Alemanha

No dia 26/05 (terça-feira) o DAS receberá a visita do Prof. Dr.-Ing. Ernst Albien, da University of Applies Sciences de Dortmund, Alemanha. Nesta data, às 16:00h o Prof. Albien fará uma pequena apresentação sobre o tema: “Organization of an international product development and manufacturing process”. O local será a sala PGEAS II (térreo).  Todos estão convidados a prestigiar.


Maio de 2015 – 2nd IFAC Workshop on Automatic Control in Offshore Oil and Gas Production” (IFAC Oilfield)

Entre os dias 27 e 29 de maio estará sendo realizado em Florianópolis o “2nd IFAC Workshop on Automatic Control in Offshore Oil and Gas Production” (IFAC Oilfield). Este é um evento internacional realizado pela IFAC e SBA com organização local do DAS/UFSC (o chair é o Prof. Eduardo Camponogara).

No sentido de promover a participação de estudantes, preferencialmente em nível de pós-graduação e que atuam nas áreas relacionadas, estão sendo oferecidas inscrições subsidiadas com valor reduzido. O número de vagas é limitado e poderão ser realizadas até 11 de maio. Maiores informações no site:     http://www.ifac-oilfield.ufsc.br/p/registration/

O evento tem foco na instrumentação, controle, automação e otimização aplicados na produção de petróleo e gás em alto-mar.


Abril de 2015 – Projeto coordenado pelo Prof. Jean-Marie Farines do DAS é destaque da Revista da FAPEU

O prof. Jean-Marie Farines do DAS coordenou o projeto entitulado “Sistema de Localização em Tempo Real para Smartphones e Redes WiFi” que foi destaque na Revista da FAPEU. Mais informações em http://posticsenasp.ufsc.br/files/2015/02/revista_fapeu.pdf


Abril de 2015 – Visita do Prof. Francisco Vasques da FEUP

No período compreendido entre os dias 17 de Abril à 17 de Maio de 2015, o professor Francisco Vasques, pesquisador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP, Portugal) visitará o DAS. Suas atividades de pesquisa são focadas em Redes Tempo Real e Comunicações Industriais.


Abril de 2015 – Palestra do Prof. Malik Ghallab do LAAS-CNRS

No dia 15 de Abril, às 14:30 horas, na sala PPGEAS 02 (térreo) ocorre a palestra do pesquisador Malik Ghallab (LASS-CNRS, Toulouse, França) sob o título: “Computational science and engineering, a radical epistemic rupture”. Prof. Malik Ghallab é pesquisador senior no LAAS-CNRS, University of Toulouse. Suas atividades de pesquisa são focadas em “planning, acting and learning in Robotics” e IA.


Março de 2015 – Três professores do DAS têm seus trabalhos científicos entre os mais citados da UFSC

Os professores Jomi Hübner,  Julio Rico e José Cury do DAS figuram entre os 50 professores da UFSC com trabalhos científicos mais citados segundo o ranking da Webometrics. Mais informações: http://www.webometrics.info/en/node/102


Março de 2015 – Curso de Eng. de Controle e Automação completa 25 anos

O primeiro curso brasileiro de Engenharia de Controle e Automação (ECA) completou 25 anos neste mês de março. Os professores do DAS se orgulham de participar desse curso, que vem recebendo consecutivamente nota máxima no ENADE e que durante esses anos tem formado profissionais qualificados para as principais empresas nacionais.


Março de 2015 – DAS homenageia professores Jean-Marie Farines e Joni Fraga

Em cerimônia interna, os professores e servidores do DAS homenagearam os professores Jean-Marie Farines e Joni da Silva Fraga. A homenagem foi decorrente da recente aposentadoria desses professores e pela contribuição ativa desses professores por longos anos no âmbito do Depto de Automação e Sistemas (DAS), no Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação (ECA) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PGEAS).


Fevereiro de 2015 – Visita do professor Bjarne Foss, da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU)

A partir de 12/02/2015, o DAS receberá a visita de Bjarne Foss, professor e pesquisador da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU). O Prof. Bjarne atua nas áreas de modelagem, controle e otimização matemática de sistemas dinâmicos com aplicações em sistemas de energia, petróleo e gás. A visita irá se estender até meados de junho, após o “IFAC Workshop on Automatic Control in Offshore Oil and Gas Production” (IFAC Oilfield) a ser realizado entre os dias 27 e 29 de maio, em Florianópolis. Detalhes do evento no endereço: http://www.ifac-oilfield.ufsc.br/


Janeiro de 2015 – Prof. Joni Fraga do DAS escolhido como Conferencista Sênior da SBC

A SBC criou recentermente o programa de Conferencistas Seniores composto pelas mais importantes autoridades científicas da comunidade científica de Computação brasileira. Os conferencistas listados são indicados pelas diversas comissões especiais da SBC. A CE-SEG – Segurança de Informação e de Sistemas Computacionais escolheu o prof. Joni Fraga para receber essa honraria.


Novembro de 2014 – Visita do Prof. Fernando Pedone da Universidade de Lugano, Suiça

O Prof. Pedone da universidade de Lugano, Suiça que está visitando o DAS e fará uma palestra na sala do PGGEAS as 16 horas nesta quinta-feira 27/11/14, com titulo: Scalable State-Machine Replication


Novembro de 2014 – Visita do Prof. Francisco Vasques da Universidade do Porto, Portugal

O Prof. Francisco Vasques da Faculdade de Eng. da Universidade do Porto (FEUP) que está em missão na UFSC dará uma palestra nesta 5a-feira, 13/nov/2014, as 14h, na sala PGEAS-1. A palestra é aberta ao público, cujo tema será: “Ethernet Industrial e Redes sem Fio Industriais”. O professor Francisco Vasques se encontra no DAS através de um projeto de Pesquisador Visitante, Ciências sem Fronteiras, CNPq, cujo coordenador é o prof. Ricardo Morais, do Campus Araranguá e tem a participação do professor Carlos Montez do DAS.


Outubro de 2014 – Visita dos professores Jamal Daafouz e Romain Postayan do CRAN-Université de Lorraine, Nancy, França

De 22 a 31 de outubro de 2014 o DAS receberá a visita dos professores Jamal Daafouz e Romain Postayan, CRAN-Université de Lorraine, Nancy, França, em missão de trabalho no contexto de um Projeto de Cooperação Internacional CAPES-COFECUB. Participam deste projeto os professores do DAS Edson de Pieri, Ubirajara Moreno e Eugênio de Bona Castelan. O Romain Postayan (Chercheur CNRS) também apresentará um Seminário:
“A Lyapunov redesign of coordination algorithms for systems subject to resource constraints”


Novembro de 2013 – Visita do professor Michel Kinnaert da ULB – Bélgica

Entre os dias 06 e 13/11/2013 o DAS e o Prof. Daniel Coutinho receberão a visita do prof. Michel Kinnaert (Université Libre de Bruxelles) pelo projeto de cooperação científica “Análise de Estabilidade, Identificação e Síntese de Controle para Sistemas de Tempo Discreto com Aplicações em Bioprocessos” financiado pelo CNPq/FNRS.

O professor Michel Kinnaert é coordenador do “Service d’automatique et d’analyse des systèmes” da Université Libre de Bruxelles e atua na área de controle tolerante a falhas. Durante a sua visita ele ministrará a palestra “An introduction to fault diagnosis systems with application to aircraft turbine engines and wind turbines”.


Setembro de 2013 – Aluno e professor do DAS premiados no ETFA’2013

Pelo segundo ano consecutivo, um artigo produzido no contexto do PPGEAS ganha o prêmio de melhor artigo no IEEE Emerging Technologies & Factory Automation (http://www.etfa2013.org/). Trata-se do artigo “GLHOVE: A Framework for Uniform Coverage Monitoring Using Cluster-tree Wireless Sensor Networks” com autoria de Mitchel Felske (aluno de mestrado do PPGEAS), Carlos Montez (professor do DAS), Alex S.R. Pinto (ex-doutorando do PPGEAS), Francisco Vasques (professor da Universidade do Porto) e Paulo Portugal (prof. da Universidade do Porto).


Maio de 2013 – Concurso para professor do DAS

O DAS abriu Concurso Público para Professor Adjunto – Edital 008/DDP/2013/UFSC com Campo de Conhecimento: Engenharias. Processo nº 23080.027750/2012-23


Março de 2013 – Visita do prof. Philippe Bogaerts

Entre os dias 15/03 e 22/03 o DAS e o Prof. Daniel Coutinho receberão a visita do prof. Philippe Bogaerts que é coordenador do grupo 3Bio (modelling and control of bioprocess) da Université Libre de Bruxelles, Bélgica. O tema de pesquisa dele é na área de modelização, identificação, estimação de estados e controle de bioprocessos envolvendo culturas de micro-organismos (levedura, bactérias e células animais). A visita do prof. Philippe é financiada por um projeto de cooperação entre o CNPq e o FNRS (comunidade francofônica da Bélgica).


Dezembro de 2012 – Palestra Internacional do Prof. Dr. Antonio Visioli da Universidade de Brescia

No dia 05 de Dezembro o Prof. Dr. Antonio Visioli da Universidade de Brescia – Itália ministrará a seguinte palestra no auditório do PGEAS: PERFORMANCE ASSESSMENT AND RETUNING METHODOLOGIES FOR PID CONTROLLERS


Setembro de 2012 – Melhor artigo no ETFA’2012

O artigo “Guaranteed Time Slot Allocation for Periodic Messages with (m,k)-firm Constraints in IEEE 802.15.4 Networks” ganhou o prêmio de best paper no ETFA’2012 – 17th IEEE Conference on Emerging Technologies and Factory Automation. Os autores são: Carlos Montez (prof. do DAS), Tiago Semprebom (ex doutorando do PPGEAS e prof do IFSC), Gustavo Zomer (graduando no ECA) e Francisco Vasques (prof. da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).


Setembro de 2012 – Empresa de Ex-Alunos do ECA é a 18º Pequena ou Média Empresa com Maior Crescimento no Ano

A empresa Arvus, fundada por Gustavo Raposo, 30, Bernardo de Castro, 33, e Adriano Correa, 33, há oito anos, ficou em 5º lugar regional e 18º nacional no ranking elaborado a partir do estudo “As PMEs que mais crescem no Brasil” divulgado nesta quinta-feira.


Setembro de 2012 – Alunos da UFSC Vencem Competição de programação Multi-Agente

Entre os dias 10 e 13 de setembro, um time formado por nossos alunos competiu no MAPC (Multi-Agent Programming Contest), uma competição que acontece desde 2005. O time UFSC, do professor Jomi F. Hübner, formado por Maicon Rafael Zatelli, Jose Rodrigo Ferreira, Tiago Luiz, Schmitz, Daniela Maria Uez e Jessica Pauli de Casto Bonson, venceu a competição com 51 pontos, sendo derrotado em apenas uma das 18 partidas, contra o time Python-DTU, que terminou  no segundo lugar.


Julho de 2012 – Visita do Prof. Francisco Vasques da Universidade do Porto ao DAS

Na semana entre os dias 16/Jul a 20/Jul o DAS receberá a visita do Prof. Francisco Vasques, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Francisco Vasques é Professor Associado do Depto de Eng. Mecânica (DEMec-FEUP), Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto. Atualmente ele é diretor do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica (MIEM) da Universidade do Porto, exercendo este cargo desde 2006, sendo pesquisador senior do System Integration and Process Automation Unit (UISPA-IDMEC), desde 1999. Seus interesses científicos atuais incluem os temas real-time embedded systems e real-time communication. A visita faz parte do programa de intercâmbio CAPES/FCT, coordenada, no lado brasileiro, pelo Prof. Rômulo de Oliveira. Das atividades relacionadas diretamente ao intercâmbio, cabe destacar que o Prof. Francisco irá participar de duas bancas, sendo uma de doutorado e outra de qualificação de doutorado.


Maio de 2012 – Visita do professor Cristian de Angelo (UNRC – Argentina)

Na semana entre 20 de Maio a 2 de Junho o Prof. Cristian de Angelo da Universidad Nacional de Rio Cuarto – Argentina estará de visita ao DAS através de um projeto de cooperação CAPES – MINCyT. Ele trabalha no Grupo de Eletrônica Aplicada da UNRC e, em especial, em temas relacionados com eletrônica de potencia e controle aplicados a veículos elétricos.


Maio de 2012 – Visita do professor Bjarne Foss (NTNU – Noruega)

No dia 11 de Maio o DAS irá receber a visita do Prof. Bjarne Foss da NTNU (Norwegian University of Science and Technology) referente ao convênio de cooperação entre UFSC, NTNU e Petrobras. O Prof. Bjarne irá proferir a partir das 14h no Auditório Teixeirão o seminário: “Control and model-based optimization in oil and gas systems”.


Março de 2012 – Visita do professor Khafiz Muradov (Petroleum Engineering Institute)

Na semana do dia 25 de Março o DAS irá receber a visita do Professor Khafiz Muradov, do Petroleum Engineering Institute (PEI) da Heriot-Watt University. No dia 26 de Março está programada uma sessão de apresentações e discussão sobre cooperação técnico-científica, a partir das 9:00 h na sala de reuniões do DAS. No dia 25 faremos uma visita às futuras instalações do Laboratório de Automação de Campos Inteligentes (LACI) no INPetro localizado no Sapiens Parque.


Março de 2012 – Visita do professor Klaus Janschek (TU Dresden – Alemanha)

No dia 21 de Março o Professor Klaus Janschek da Technische Universität Dresden – Alemanha – visitará o DAS e seus laboratórios e em seguida ministrará uma palestra, dentro dos Seminários do Grupo de Discussão em Robótica no DAS, na sala PPGEAS1. O tema da palestra será sobre projetos que o seu grupo está desenvolvendo na área de robótica na TU Dresden. Título do Seminário: “ Overview on guidance, navigation and control approaches for mobile robots developed at the TU Dresden Automation Engineering Lab”.


Fevereiro de 2012 – Visita do professor Michel Gevers (UCL – Bélgica)

Na semana entre 6 a 10 de Fevereiro, o DAS estará recebendo visita dos prof. Michel Gevers (Université Catholique de Louvain, Bélgica)  pelo projeto de cooperação científica “Modelagem, identificação e controle de sistemas complexos com aplicações em biotecnologia” financiado pelo CNPq/FNRS. No dia 09/02/2012, às 15:00, o prof. Michel Gevers estará apresentando um seminário intitulado “Modelling and identification: progress and new challenges” na sala de aula do PGEAS (2º piso).


Maio de 2011 – Palestra do Prof. Hervé Guiol (TMIC-IMAG)

O Prof. Hervé Guiol, pesquisador do Laboratório TIMC do IMAG de Grenoble (France), atuando nas áreas de processos estocastícos, sistemas interativos, limites hidrodinâmicos dará uma palestra no Auditório Luiz Antunes Teixeira (Teixeirão) no dia 23 de maio de 2011 às 14h15.


Novembro de 2011 – SBESC em Florianópolis

O Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais (SBESC) é uma iniciativa da comunidade brasileira de pesquisadores originalmente associados a três eventos, Workshop de Sistemas Operacionais (WSO), Workshop de Sistemas Embarcados (WSE) e Workshop de Sistemas de Tempo Real (WTR), que se unem frente à identificação de uma forte sinergia entre as áreas e à constatação de que a engenharia de sistemas computacionais é uma atividade cada vez mais multidisciplinar. Além de sessões técnicas, o evento contará com tutoriais e palestras convidadas. O evento ocorrerá na UFSC entre 7 e 11 de novembro deste ano. A coordenação geral do evento está sob a responsabilidade dos professores Antônio Augusto Fröhlich, do INE, e Leandro Buss Becker, do DAS.


Abril de 2011 – Visita do professor Enrique Ponce (Universidad de Sevilla, Espanha)

O professor Enrique Ponce do Depto. de Matematica Aplicada, Universidad de Sevilla, Espanha estará, entre os dias 28/04/2011 a 07/05/2011, visitando o DAS. A visita faz parte das atividades do projeto de cooperação CAPES/DGU-Espanha, denominado “Estratégias de controle não-linear e com compensação de atraso em plantas de geração de energia solar”, do qual o prof. Daniel Pagano é pesquisador.


Abril de 2011 – Palestra do Prof. Alain Vande Wouwer do Grupo de Pesquisa BioSys da Université de Mons, Bélgica

Entre os dias 18/04 a 22/04, o DAS receberá a visita do professor Alain Vande Wouwer, líder do Grupo de Pesquisa BioSys da Université de Mons, Bélgica. A visita deste professor é financiada pelo projeto de cooperação científica Brasil(CNPq)-Bélgica(FNRS) denominado “Modelagem, identificação e controle de sistemas complexos com aplicações em biotecnologia”, cujo representante no DAS é o Prof. Daniel Coutinho. No dia 19/04, o professor Alain apresentará a seguinte palestra na sala de aula do PGEAS: “Modeling and Control of SMB chromatographic separation plants – an overview of a few recent results”


Março de 2011 – Palestra do Prof. Philippe Bogaerts, do Grupo de Pesquisa 3BIO da Université Libre de Bruxelles

No dia 31/03 às 10h20, na sala de aula do PGEAS, o professor Philippe Bogaerts, do Grupo de Pesquisa 3BIO da Université Libre de Bruxelles, apresentará a palestra: “Contributions to bioprocess mathematical modelling and state estimation at the macroscopic level”


Março de 2011 – Palestra sobre Técnicas baseadas em Algoritmos de Visão 3D Aplicados a Robótica Móvel

No dia 24/03, os professores Patrick Danès e Miguel Torres Torriti apresentarão uma palestra sobre o tema “Técnicas para análise e síntese de servocontroladores e localização baseadas em algoritmos de visão 3D, 2-1/2D e 2D aplicados a robótica móvel”. A palestra será realizada no Auditório Teixeirão do CTC, às 16 horas.


Março de 2011 – Palestra do Prof. Manuel Berenguel Soria, Universidade de Almería, Espanha

No dia 17 de Março, as 16h, na Sala PPGEAS ocorrerá a palestra do Prof. Maunel Berenguel Soria entitulada “Controle de sistemas de energia solar”. Este seminário trata dos principais problemas de controle encontrados em sistemas de energia solar e as soluções propostas na literatura. Se descrevem as principais tecnologias de energia solar, seu estado de desenvolvimento e, em seguida, os principais desafios encontrados ao controle de sistemas de energia solar.


Março de 2011 – Visita dos professores Philippe Bogaerts (ULB, Bélgica) e Alain Vande Wouwer (UMONS, Bélgica)

Os professores Philippe Bogaerts (ULB, Bélgica) e Alain Vande Wouwer (UMONS, Bélgica) estarão respectivamente entre os dias 29/03/2011 a 07/04/2011 e 18/04/2011 a 22/04/2011 visitando o DAS. A visita faz parte das atividades do projeto de cooperação CNPq/FNRS, denominado “Modelagem, Identificação e Controle de Sistemas Complexos com Aplicações em Biotecnologia”, na qual o prof. Daniel Coutinho é colaborador.


Março de 2011 – Visita dos professores Patrick Danès (LAAS, Toulouse, França), Miguel Torres Torriti (PUC-Chile) e Luis Fernando Alves Pereira (UFRGS)

Entre os dias 21/03/2011 a 25/03/2011, os professores Patrick Danès (LAAS, Toulouse, França), Miguel Torres Torriti (PUC-Chile) e Luis Fernando Alves Pereira (UFRGS) visitarão o DAS. A visita faz parte das atividades do projeto de colaboração CAPES/CNRS/CONICYT, edital SticAmSud, para pesquisa sobre técnicas de controle não linear para sistemas robóticos com servo visão que conta com a colaboração do prof. Daniel Coutinho.


Fevereiro de 2011 – DAS assina termo de cooperação com a NTNU

No dia 18 de Fevereiro de 2011 aconteceu na COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Brazil-Norway R&D and Technology Innovations Workshop “Moving forward on bilateral collaboration”. O evento contou com a participação de representantes das principais universidades, centros de pesquisa e empresas brasileiras e norueguesas na área do petróleo e gás. Esteve presente neste evento, representando a UFSC, o Prof. Dr. Ricardo Rabelo, chefe do departamento de Automação e Sistemas, acompanhado do Prof. Dr. Eduardo Camponogara.

No final do evento foi realizada uma cerimônia de assinatura de um termo de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a NTNU-Norwegian University of Science & Technology. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Indústria e Comércio da Noruega, Dr. Trond Giske, do Secretario Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia Dr. Luis Antonio Rodrigues Elia, do Pró-Reitor de Inovações e Relações exteriores da NTNU, Prof. Dr. Johan E. Hustad entre outras autoridades.


Fevereiro de 2011 – Visita do pesquisador Dimitri Peaucelle do CNRS, França

O pesquisador do CNRS, Dimitri Peaucelle (Chargé de Recherche au LAAS), está visitando o DAS na semana 28/2/2011 a 4/3/2011. A visita é financiada pelo pelo CNRS e, neste período, Dimitri relizará atividades relacionadas à co-orientação do Mestrando Gustavo Comerlatto, no tema: Controle Resiliente Aplicado a Sistemas Aeronáuticos.


Março de 2011 – DAS recebe professores da Univ. de Almeria (UAL), Espanha

Entre os dias 1 a 18 de Março, o DAS receberá a visita de dois professores da Universidade de Almeria (UAL), Espanha: Prof. Manuel Berenguel Soria e Prof. Jose Luis Guzman Sanchez. A visita faz parte das atividades de um projeto de colaboração CAPES/MECD, o qual contempla missões de trabalho de professores e missões de estudo de doutorado e pós-doutorado. As universidades da Espanha que participam são a de Almeria, Sevilla e Valladolid. Deste projeto participam no DAS o prof. Daniel Pagano, Júlio Rico e vários estudantes de doutorado e pós-doutorado. O aluno de doutorado Tito Santos acaba de voltar de uma missao de um ano em Sevilla, e Martin Pomar está lá neste momento. Outros três doutorandos estão programados para participar deste intercâmbio nos próximos meses. Também dia 1 de Março chegam dois estudantes de doutorado da UAL que estarão no DAS por 6 meses no esquema sanduiche. Em Junho chegam dois doutores para estágio de pós-doutorado por 3 meses. Como a UAL e a UFSC já têm um acordo de colaboração, estas visitas poderão servir a criação de mecanismos de fortalecimento das relações. Em particular, há interesse mútuo no intercâmbio de estudantes de graduação para realizar projetos finais de cursos.


Maio de 2011 – UFSC premia professor Augusto Bruciapaglia, do DAS

O professor Augusto Bruciapaglia recebeu, em cerimônia no Centro de Cultura e Eventos ocorrida no dia 14, o prêmio Amigo da UFSC 2010 Edição Especial – 50 Anos, 50 amigos. Augusto Humberto Bruciapaglia atua na UFSC desde 1979, lecionando atualmente no Departamento de Automação e Sistemas, onde é pesquisador nas áreas Educação em Controle e Automação Desenvolvimento de Algoritmos de Controle.


Maio de 2011 – Página comemorativa dos 20 anos do Curso de Engenharia de Controle e Automação

O DAS lança página comemorativa pelos 20 anos do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação (ECA): http://eca20anos.das.ufsc.br/


Maio de 2011 – DAS recebe o pesquisador Laurent Dewasme do grupo de sistemas de controle da Université de Mons, Bélgica

Entre os dias 06 e 10 de Dezembro, o pesquisador Laurent Dewasme do grupo de sistemas de controle da Université de Mons, Bélgica, estará visitando o DAS no âmbito do projeto de cooperação internacional CAPES(Brasil)/FNRS(Bélgica) sobre Modelagem, identificação e controle de sistemas complexos. Ele fará uma palestra técnica no dia 08/12, às 10:10, na sala do PGEAS, sobre “Métodos Avançados de Controle para Bioreatores”, na disciplina de Técnicas de Controle Não Linear do PGEAS. O projeto tem coordenação local do professor Daniel Coutinho.


Novembro de 2010 – DAS recebe o Prof. Laurent Hardouin do ISTIA/LISA de Angers, França

Entre os dias 29/11 a 1/12, o DAS irá receber o Professor Laurent Hardouin do ISTIA/LISA de Angers, França. A visita se dará no contexto do projeto CAPES-COFECUB “Controle de Sistemas a Eventos Discretos. Metodologia e Aplicação aos Sistemas de Produção e Redes de Transporte”, coordenado localmente pelo professor José Cury e que conta com a participação do Prof. Max Queiroz, além de professores da UFMG e UNICAMP.


Novembro de 2010 – DAS recebe o pesquisador Marc Jungers do CNRS, France

Pelo período de 2 semanas, o DAS recebe a visita do pesquisador Marc Jungers, do Chargé de Recherche CNRS, no contexto de um Projeto de Cooperação Internacional entre o Brasil e a França, atualmente financiado pelo CNRS/França. O projeto intitula-se: “Controle e Análise com Integração de Performances para Sistemas Interconectados em Rede vistos como uma Arquitetura Híbrida”. O projeto de colaboração tem por objetivo estudar alguns problemas chave ligados aos sistemas dinâmicos híbridos. Particularmente, escolheu-se o caso de sistemas chaveados que permitem modelar entre outros os sistemas controlados via rede ou sistemas interconectados, que geram fortes dificuldades ligadas à presença de atrasos variáveis e de atualização das variáveis de controle. Os professores envolvidos são: Edson De Pieri, Ubirajara Moreno e Eugênio B. Castelan.


Novembro de 2010 – Palestra do Prof. Jean Jacques Loiseau, CNRS, Nantes, France

Na próxima 3a-feira, dia 9/11, as 9h na sala do PGEAS, ocorrerá palestra do Prof. J.J. Loiseau, do CNRS, Nantes, France. A palestra terá o seguinte título “Robust stability of positive difference equations”.


Novembro de 2010 – Visita do prof. Klaus-Dieter Thoben, do Instituto BIBA, Alemanha

O Prof. Klaus-Dieter Thoben, diretor da divisão IKAP (Application of Information and Communication Technologies in Production & Logistics) do BIBA (Bremer Institut für Produktion und Logistik), da Universidade de Bremen, Alemanha, estará visitando o DAS entre os dias 10 e 12 de novembro, sob a responsabilidade do Prof. Ricardo Rabelo. Trata-se de uma missão no âmbito do Programa de Cooperação Brasil-Alemanha BRAGECRIM na área geral de tecnologias e metodologias avançadas de manufatura, financiado pela CAPES e DFG. O Prof. Thoben estará em reuniões de trabalho, para prospectar novas parceiras e projetos.


Outubro de 2008 – Curso recebe 5 estrelas no Guia do Estudante

O curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação da UFSC acaba de receber 5 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante da Ed. Abril e constará da publicação Melhores Universidades 2008.


Novembro de 2008 – Prof. Guilherme Bittencourt do DAS recebeu o Prêmio SBIA de Mérito Científico em IA

O Prof. Dr. Guilherme Bittencourt do DAS recebeu o Prêmio SBIA de Mérito Científico em IA durante o SBIA’2008 em Salvador. O Prof. Dr. Guilherme Bittencourt é um dos mais antigos pesquisadores em Inteligência Artificial do Brasil em atividade. Possui uma formação
vasta, tendo concluído dois cursos de graduação (bacharelado em Física e Engenharia Eletrônica), e dois mestrados, um pelo INPE e outro pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, França, e doutorado pela Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Além das publicações de artigos, duas de suas preocupações permanentes sempre foram o ensino e a formação
de alunos e pesquisadores no Brasil.


Maio de 2008 – Professor Rômulo de Oliveira do DAS homenageado pelo WTR

Em 26 de Maio foi realizado no Rio de Janeiro o 10th Brazilian Workshop on Real-time and Embedded Systems (WTR’2008) que ocorreu conjuntamente com o 26º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC’2008). Nesta oportunidade o DAS recebeu o reconhecimento do trabalho e da competência de seus professores. O Professor Rômulo foi homenageado pelo WTR como sendo o pesquisador que mais contribuiu nos 10 anos do evento. O artigo de co-autoria do Professor Eduardo Camponogara foi premiado como o melhor do WTR. O artigo do Professor Joni com o aluno de mestrado Robson Costa recebeu menção honrosa no SBRC. O professor Leandro Becker foi escolhido para ser o Coordenador Geral da récem criada Comissão Especial de Sistemas de Tempo Real da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Por fim, o Professor Montez foi escolhido para ser o coordenador do próximo Comitê de Programa do WTR que ocorrerá em 2009,
em Recife.


Junho de 2007 – Alunos do ECAS premiados como 2o lugar no 1o Desafio de Controle

A alunos do curso de Controle e Automação obtiveram o segundo lugar no I Desafio
Chemtech/ Controlsoft de Controle de Processos. A equipe da UFSC, representada pelos alunos William Moreira e Maurício Giovanella e coordenada pelo professor do DAS Ubirajara Moreno teve um desempenho bastante elogiado pelos membros da banca avaliadora.


Junho de 2007 – Aluno de doutorado orientado por professor do DAS aprovado em 1o lugar na seleção da CAPES

O aluno Rodrigo Castelan Carlson, que concluiu o mestrado sob orientação dos professores Werner Kraus e Eduardo Camponogara foi aprovado em 1o. lugar, dentro da área de Engenharias IV, na selação da CAPES para doutorado no exterior.


Julho de 2007 – Livro Control of Dead-time Processes de co-autoria do Prof. Julio Rico do DAS

Já está disponível para encomenda na página da Spinger o livro dos Professores Julio E. Normey Rico (do DAS) e Eduardo F. Camacho entitulado “Control of Dead-time Processes – Series: Advanced Textbooks in Control and Signal Processing”, 2007, XXVI, 462 p., Softcover, ISBN: 978-1-84628-828-9.


Maio de 2007 – Professor Eduardo Camponogara do DAS recebe prêmio nos Estados Unidos

O artigo “Optimizing Gas-Lift Production in Oil Wells: Piecewise Linear Formulation and Computational Analysis” foi selecionado como “Best Paper of the Year” na área de “Operations Engineering” pela revista científica “IIE Transactions”. Os autores do artigo são o Prof. Eduardo Camponogara e o seu aluno de doutorado Paulo Nakashima. O prêmio foi anunciado na “Annual Conference of the Institute of Industrial Engineers”, em Nashville, Tennessee, EUA.

Translate »