Notícias

Abril de 2017 – Estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação participa de programa da ONU

O estudante Pedro Casali, do curso de Engenharia de Controle e Automação, atualmente em intercâmbio na França, acaba de iniciar um trabalho na Organização das Nações Unidas (ONU) como integrante da Local Pathways Fellowship, uma rede formada por 50 jovens-líderes de vários países, com o objetivo de capacitar jovens para implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em sua região.


Dezembro de 2016 – Aapresentação no DAS sobre controle de espaçamento e velocidade em ônibus do prof. Kostas Aboudolas da Universidade de Glasgow

No dia 1º de dezembro de 2016, o Prof. Kostas Aboudolas da Universidade de Glasgow fará uma apresentação sobre controle de espaçamento e velocidade em ônibus (Mitigating bunching with bus-following models and bus-to-bus cooperation). A apresentação será as 15h00 na sala PGEAS2 (térreo). Dr Konstantinos Ampountolas is a Lecturer of Transportation Engineering in the School of Engineering at the University of Glasgow. He received the Dipl.- Eng. degree in Industrial Engineering, and MSc, PhD degrees in Operations Research, all from the Technical University of Crete, Greece. Before to joining Glasgow, he was research fellow at École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Switzerland and visiting research scholar at the University of California, Berkeley. His research interests include traffic flow modeling, simulation and control, the development of advanced traffic management systems, and urban informatics.


Novembro de 2016 – DAS recebe visita do Prof. Francisco Vasques,  University do Porto, Portugal

O Prof Francisco Vasques visitará o DAS no período de 12 de Novembro a 12 de Dezembro. O Prof Francisco é professor associado e pesquisador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Sua área de interesse é a redes de comunicação industriais (https://paginas.fe.up.pt/~vasques/).


Novembro de 2016 – DAS recebe visita da Prof. Claudine Chaouiya,  University de Marseille, França

A Profa Claudine Chaouiya visitará o DAS no período de 21 de Novembro a 22 de Dezembro. A Profa Claudine é pesquisadora do IGC (Instituto Gulbenkian de Ciência, Lisboa) e professora da Universidade de Marseille. Sua área de interesse é a Modelagem e Análise de Sistemas Biológicos Celulares. Ela virá com suporte financeiro da CAPES, através do projeto Bio-Comp.


Setembro de 2016 – Curso de Eng. de Controle e Automação recebe novamente cinco estrelas do Guia do Estudante

O Curso de Engenharia de Controle e Automação recebeu novamente a nota máxima (5 Estrelas) do Guia de Estudante.


Setembro de 2016 – DAS recebe visita do Prof. Wuqiang Yang,  University of Manchester, Reino Unido

O prof. Wuqiang Yang da University of Manchester visitará o DAS na semana compreendida entre 17 a 24 de setembro. O prof. Yang vem ao Brasil através do projeto “Water-cut measurement by a combination of electrical capacitance tomography and RF resonant cavity sensor”, projeto de colaboração entre a University of Manchester e a UF6C dentro do Newton Research Collaboration Programme coordinado pelo prof. Fernando Rangel (EEL-UFSC) e do qual participa o DAS através do laboratorio LEEM.


Setembro de 2016 – DAS recebe visita do Prof. Milan Stanko,  Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega

O Departamento de Automação e Sistemas receberá a visita do Prof. Milan Stanko, professor do Departamento de Engenharia de Petróleo e Geofísica da NTNU (Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega). Durante os dias 26 e 28, será oferecido um curso em Performance of Hydrocarbon Production Systems”. Inscrições podem ser realizadas no site: http://goo.gl/FQ9b92


Agosto de 2016 – Professor da Universidade de Sevilha, Espanha, visita o DAS

Entre os dias 16 de agosto a 15 de setembro, o DAS receberá a visita do Prof. Carlos Bordons da Universidade de Sevilha, Espanha. Esse pesquisador virá ao Brasil através do projeto CNPq de bolsa Pesquisador Visitante Especial, com o seguinte título: “Optimization and Control of Hybrid Generation Power Systems Including Renewable Sources”. Este projeto é coordenado pelo Prof. Julio Elias Normey Rico, do DAS.


Maio de 2016 – Professor do DAS organiza o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC

No dia 16 de maio, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), ocorrerá o lançamento oficial do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC. Inscrições gratuitas: www.goo.gl/bKDkD8. Segundo seu coordenador, prof. Werner Kraus Jr, do DAS, o Observatório deverá contribuir com políticas públicas na área de mobilidade urbana, através da promoção de estudos, pesquisas, debates e da elaboração de projetos sobre o tema. O lançamento do Observatório será seguido pelo Seminário NeoTrans, com programação que inclui apresentações e debate sobre Transporte Aquaviário. Segundo o prof. Werner  os resultados do NeoTrans irão  orientar a montagem do processo de concessão do transporte coletivo metropolitano.


Março de 2016 – Professor do DAS recebe a medalha Professor João David Ferreira Lima

A Câmara Municipal de Florianópolis concedeu em 15/3/2016 a Medalha Professor João David Ferreira Lima para o professor do DAS Werner Kraus Júnior.  A medalha tem como objetivo homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao ensino superior no município de Florianópolis. Mais informações no site.

Março de 2016 – Editora da UFSC relança em segunda edição o livro de coautoria de professor do DAS

A EDUFSC lança a 2ª edição (revista) do livro “IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DINÂMICOS LINEARES” de coautoria dos professores Antonio Augusto Rodrigues Coelho (DAS-UFSC) e Leandro dos Santos Coelho. Neste livro são apresentadas técnicas de modelagem e identificação de sistemas que podem ser utilizadas não somente em controle de processos, mas também em processamento de sinais, previsão de séries temporais e em áreas nas quais seja necessária a utilização de modelos do sistema. O livro expõe de forma clara diversos aspectos teóricos e práticos da área de identificação de sistemas e reflete a experiência dos autores no ensino, pesquisa e utilização dessas técnicas na modelagem e controle de diversos processos.

Dezembro de 2015 – Curso de Engenharia de Controle e Automação novamente com nota máxima no ENADE

Com muito orgulho e satisfação anunciamos que o Curso de Eng de Controle e Automação do DAS recebeu novamente a nota máxima do ENADE. Esse fato vem ocorrendo desde a criação do curso, que recentemente completou 25 anos.

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Florianópolis / SC ENADE: 5 (4.4738) 

Dezembro de 2015 – Livro com contribuição de Professores do DAS premiado pelo Prêmio Jabuti 2015

O livro Robótica móvel, organizado por pesquisadores do CNPq, o qual contou com contribuições dos Professores Julio Rico e Nestor Roqueiro do DAS, conquistou o Prêmio Jabuti 2015. O prêmio é considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro.


Novembro de 2015 – Apresentação de trabalho de pesquisadores franceses em colaboração com prof. Ivo Barbi

Xavier CRESPO e Guillaume WATRIN da Escola Naval da França (Brest) irão apresentar o trabalho entitulado: Battery Charge Equalizer, based on switched capacitor converter, for applications in low voltage and low power wind generator. Data: 13 de novembro de 2015 (sexta feira). as 10h00.
Local:  Sala de aula do PPGEAS I (piso superior).


Novembro de 2015 – Visita do Prof. Francisco Vasques da FEUP (Universidade do Porto – Portugal)

Durante o mês de novembro, o prof. Dr. Francisco Vasques estará em missão no DAS-CTC. Trata-se de projeto “Pesquisador Visitante” do CNPq. As áreas de interesse do Prof. Vasques são Comunicações Industriais, Comunicações Tempo Real e Redes de Sensores sem Fio.


Setembro de 2015 – Curso de Eng. de Controle e Automação recebe novamente cinco estrelas do Guia do Estudante

O Curso de Engenharia de Controle e Automação recebeu novamente 5 Estrelas do Guia de Estudante.

2015 Selo Guia Estudante ECA


Julho de 2015 – Visita do Prof. Carlos Bordons da Universidade de Sevilla, Espanha

De 8 a 23 de julho de 2015 o DAS recebe a visita do Prof. Carlos Bordons, da Universidade de Sevilla, Espanha. As atividades do Prof. Carlos fazem parte de um projeto aprovado no CNPq no edital Pesquisador Visitante Especial (PVE) no programa Ciências sem Fronteiras. O projeto tem duração de 3 anos (2015-2017) e está prevista a visita do pesquisador Prof. Carlos por 30 dias a cada ano do projeto. O projeto com título: “Optimization and Control of Hybrid Generation Power Systems Including Renewable Sources” teve aprovadas uma bolsa de doutorado sanduíche e duas bolsas de  Pos-Doutorado júnior para serem usadas nos 3 anos.  Neste projeto, coordenado pelo Prof. Julio Elias Normey Rico, participam já alguns estudantes como o doutorando Paulo Mendes (PGEAS) que encontra-se agora em Sevilla fazendo sanduíche com bolsa CNPq; o pos-doutorando Douglas Bertol (PGEAS), o bolsista IC Marcelo Menezes (com bolsa CNPq PIBIC DAS a partir de agosto 2015). O projeto visa estudar técnicas de controle preditivo para a otimização energética de sistemas de geração e armazenamento de energia, utilizando fontes renováveis e não renováveis. Durante a sua estadia no DAS, o Prof. Carlos participará de reuniões de pesquisa com professores e estudantes do DAS e ministrará palestras sobre o tema do projeto.


Junho de 2015 – O Curso de Eng. de Controle e Automação firma contrato de dupla diplomação com entidades francesas

O prof. Daniel Coutinho do DAS foi autor da proposta que possibilita a um aluno do Curso de Engenharia de Controle e Automação receber, adicionalmente, o diploma de engenharia de uma das entidades francesas, nomeadamente: École Supérieure d’Eletricité (Supélec) e o Institut National Polytechnique de Toulouse, através da École Nationale Superieure D’Electrotechnique, D’Eletronique, D’Informatique, D’Hydraulique et des Telecommunications (INP-ENSEEIHT). Segundo o Prof. Coutinho, atualmente há também um outro acordo com uma universidade da Bélgica, o qual está em processo de finalização.


Maio de 2015 – Visita do Prof. Dr.-Ing. Ernst Albien, da Univ. de Dortmund, Alemanha

No dia 26/05 (terça-feira) o DAS receberá a visita do Prof. Dr.-Ing. Ernst Albien, da University of Applies Sciences de Dortmund, Alemanha. Nesta data, às 16:00h o Prof. Albien fará uma pequena apresentação sobre o tema: “Organization of an international product development and manufacturing process”. O local será a sala PGEAS II (térreo).  Todos estão convidados a prestigiar.


Maio de 2015 – 2nd IFAC Workshop on Automatic Control in Offshore Oil and Gas Production” (IFAC Oilfield)

Entre os dias 27 e 29 de maio estará sendo realizado em Florianópolis o “2nd IFAC Workshop on Automatic Control in Offshore Oil and Gas Production” (IFAC Oilfield). Este é um evento internacional realizado pela IFAC e SBA com organização local do DAS/UFSC (o chair é o Prof. Eduardo Camponogara).

No sentido de promover a participação de estudantes, preferencialmente em nível de pós-graduação e que atuam nas áreas relacionadas, estão sendo oferecidas inscrições subsidiadas com valor reduzido. O número de vagas é limitado e poderão ser realizadas até 11 de maio. Maiores informações no site:     http://www.ifac-oilfield.ufsc.br/p/registration/

O evento tem foco na instrumentação, controle, automação e otimização aplicados na produção de petróleo e gás em alto-mar.


Abril de 2015 – Projeto coordenado pelo Prof. Jean-Marie Farines do DAS é destaque da Revista da FAPEU

O prof. Jean-Marie Farines do DAS coordenou o projeto entitulado “Sistema de Localização em Tempo Real para Smartphones e Redes WiFi” que foi destaque na Revista da FAPEU. Mais informações em http://posticsenasp.ufsc.br/files/2015/02/revista_fapeu.pdf


Abril de 2015 – Visita do Prof. Francisco Vasques da FEUP

No período compreendido entre os dias 17 de Abril à 17 de Maio de 2015, o professor Francisco Vasques, pesquisador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP, Portugal) visitará o DAS. Suas atividades de pesquisa são focadas em Redes Tempo Real e Comunicações Industriais.


Abril de 2015 – Palestra do Prof. Malik Ghallab do LAAS-CNRS

No dia 15 de Abril, às 14:30 horas, na sala PPGEAS 02 (térreo) ocorre a palestra do pesquisador Malik Ghallab (LASS-CNRS, Toulouse, França) sob o título: “Computational science and engineering, a radical epistemic rupture”. Prof. Malik Ghallab é pesquisador senior no LAAS-CNRS, University of Toulouse. Suas atividades de pesquisa são focadas em “planning, acting and learning in Robotics” e IA.


Março de 2015 – Três professores do DAS têm seus trabalhos científicos entre os mais citados da UFSC

Os professores Jomi Hübner,  Julio Rico e José Cury do DAS figuram entre os 50 professores da UFSC com trabalhos científicos mais citados segundo o ranking da Webometrics. Mais informações: http://www.webometrics.info/en/node/102


Março de 2015 – Curso de Eng. de Controle e Automação completa 25 anos

O primeiro curso brasileiro de Engenharia de Controle e Automação (ECA) completou 25 anos neste mês de março. Os professores do DAS se orgulham de participar desse curso, que vem recebendo consecutivamente nota máxima no ENADE e que durante esses anos tem formado profissionais qualificados para as principais empresas nacionais.


Março de 2015 – DAS homenageia professores Jean-Marie Farines e Joni Fraga

Em cerimônia interna, os professores e servidores do DAS homenagearam os professores Jean-Marie Farines e Joni da Silva Fraga. A homenagem foi decorrente da recente aposentadoria desses professores e pela contribuição ativa desses professores por longos anos no âmbito do Depto de Automação e Sistemas (DAS), no Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação (ECA) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PGEAS).


Fevereiro de 2015 – Visita do professor Bjarne Foss, da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU)

A partir de 12/02/2015, o DAS receberá a visita de Bjarne Foss, professor e pesquisador da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU). O Prof. Bjarne atua nas áreas de modelagem, controle e otimização matemática de sistemas dinâmicos com aplicações em sistemas de energia, petróleo e gás. A visita irá se estender até meados de junho, após o “IFAC Workshop on Automatic Control in Offshore Oil and Gas Production” (IFAC Oilfield) a ser realizado entre os dias 27 e 29 de maio, em Florianópolis. Detalhes do evento no endereço: http://www.ifac-oilfield.ufsc.br/


Janeiro de 2015 – Prof. Joni Fraga do DAS escolhido como Conferencista Sênior da SBC

A SBC criou recentermente o programa de Conferencistas Seniores composto pelas mais importantes autoridades científicas da comunidade científica de Computação brasileira. Os conferencistas listados são indicados pelas diversas comissões especiais da SBC. A CE-SEG – Segurança de Informação e de Sistemas Computacionais escolheu o prof. Joni Fraga para receber essa honraria.


Novembro de 2014 – Visita do Prof. Fernando Pedone da Universidade de Lugano, Suiça

O Prof. Pedone da universidade de Lugano, Suiça que está visitando o DAS e fará uma palestra na sala do PGGEAS as 16 horas nesta quinta-feira 27/11/14, com titulo: Scalable State-Machine Replication


Novembro de 2014 – Visita do Prof. Francisco Vasques da Universidade do Porto, Portugal

O Prof. Francisco Vasques da Faculdade de Eng. da Universidade do Porto (FEUP) que está em missão na UFSC dará uma palestra nesta 5a-feira, 13/nov/2014, as 14h, na sala PGEAS-1. A palestra é aberta ao público, cujo tema será: “Ethernet Industrial e Redes sem Fio Industriais”. O professor Francisco Vasques se encontra no DAS através de um projeto de Pesquisador Visitante, Ciências sem Fronteiras, CNPq, cujo coordenador é o prof. Ricardo Morais, do Campus Araranguá e tem a participação do professor Carlos Montez do DAS.


Outubro de 2014 – Visita dos professores Jamal Daafouz e Romain Postayan do CRAN-Université de Lorraine, Nancy, França

De 22 a 31 de outubro de 2014 o DAS receberá a visita dos professores Jamal Daafouz e Romain Postayan, CRAN-Université de Lorraine, Nancy, França, em missão de trabalho no contexto de um Projeto de Cooperação Internacional CAPES-COFECUB. Participam deste projeto os professores do DAS Edson de Pieri, Ubirajara Moreno e Eugênio de Bona Castelan. O Romain Postayan (Chercheur CNRS) também apresentará um Seminário:
“A Lyapunov redesign of coordination algorithms for systems subject to resource constraints”


Novembro de 2013 – Visita do professor Michel Kinnaert da ULB – Bélgica

Entre os dias 06 e 13/11/2013 o DAS e o Prof. Daniel Coutinho receberão a visita do prof. Michel Kinnaert (Université Libre de Bruxelles) pelo projeto de cooperação científica “Análise de Estabilidade, Identificação e Síntese de Controle para Sistemas de Tempo Discreto com Aplicações em Bioprocessos” financiado pelo CNPq/FNRS.

O professor Michel Kinnaert é coordenador do “Service d’automatique et d’analyse des systèmes” da Université Libre de Bruxelles e atua na área de controle tolerante a falhas. Durante a sua visita ele ministrará a palestra “An introduction to fault diagnosis systems with application to aircraft turbine engines and wind turbines”.


Setembro de 2013 – Aluno e professor do DAS premiados no ETFA’2013

Pelo segundo ano consecutivo, um artigo produzido no contexto do PPGEAS ganha o prêmio de melhor artigo no IEEE Emerging Technologies & Factory Automation (http://www.etfa2013.org/). Trata-se do artigo “GLHOVE: A Framework for Uniform Coverage Monitoring Using Cluster-tree Wireless Sensor Networks” com autoria de Mitchel Felske (aluno de mestrado do PPGEAS), Carlos Montez (professor do DAS), Alex S.R. Pinto (ex-doutorando do PPGEAS), Francisco Vasques (professor da Universidade do Porto) e Paulo Portugal (prof. da Universidade do Porto).


Maio de 2013 – Concurso para professor do DAS

O DAS abriu Concurso Público para Professor Adjunto – Edital 008/DDP/2013/UFSC com Campo de Conhecimento: Engenharias. Processo nº 23080.027750/2012-23


Março de 2013 – Visita do prof. Philippe Bogaerts

Entre os dias 15/03 e 22/03 o DAS e o Prof. Daniel Coutinho receberão a visita do prof. Philippe Bogaerts que é coordenador do grupo 3Bio (modelling and control of bioprocess) da Université Libre de Bruxelles, Bélgica. O tema de pesquisa dele é na área de modelização, identificação, estimação de estados e controle de bioprocessos envolvendo culturas de micro-organismos (levedura, bactérias e células animais). A visita do prof. Philippe é financiada por um projeto de cooperação entre o CNPq e o FNRS (comunidade francofônica da Bélgica).


Dezembro de 2012 – Palestra Internacional do Prof. Dr. Antonio Visioli da Universidade de Brescia

No dia 05 de Dezembro o Prof. Dr. Antonio Visioli da Universidade de Brescia – Itália ministrará a seguinte palestra no auditório do PGEAS: PERFORMANCE ASSESSMENT AND RETUNING METHODOLOGIES FOR PID CONTROLLERS


Setembro de 2012 – Melhor artigo no ETFA’2012

O artigo “Guaranteed Time Slot Allocation for Periodic Messages with (m,k)-firm Constraints in IEEE 802.15.4 Networks” ganhou o prêmio de best paper no ETFA’2012 - 17th IEEE Conference on Emerging Technologies and Factory Automation. Os autores são: Carlos Montez (prof. do DAS), Tiago Semprebom (ex doutorando do PPGEAS e prof do IFSC), Gustavo Zomer (graduando no ECA) e Francisco Vasques (prof. da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).


Setembro de 2012 – Empresa de Ex-Alunos do ECA é a 18º Pequena ou Média Empresa com Maior Crescimento no Ano

A empresa Arvus, fundada por Gustavo Raposo, 30, Bernardo de Castro, 33, e Adriano Correa, 33, há oito anos, ficou em 5º lugar regional e 18º nacional no ranking elaborado a partir do estudo “As PMEs que mais crescem no Brasil” divulgado nesta quinta-feira.


Setembro de 2012 – Alunos da UFSC Vencem Competição de programação Multi-Agente

Entre os dias 10 e 13 de setembro, um time formado por nossos alunos competiu no MAPC (Multi-Agent Programming Contest), uma competição que acontece desde 2005. O time UFSC, do professor Jomi F. Hübner, formado por Maicon Rafael Zatelli, Jose Rodrigo Ferreira, Tiago Luiz, Schmitz, Daniela Maria Uez e Jessica Pauli de Casto Bonson, venceu a competição com 51 pontos, sendo derrotado em apenas uma das 18 partidas, contra o time Python-DTU, que terminou  no segundo lugar.


Julho de 2012 – Visita do Prof. Francisco Vasques da Universidade do Porto ao DAS

Na semana entre os dias 16/Jul a 20/Jul o DAS receberá a visita do Prof. Francisco Vasques, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Francisco Vasques é Professor Associado do Depto de Eng. Mecânica (DEMec-FEUP), Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto. Atualmente ele é diretor do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica (MIEM) da Universidade do Porto, exercendo este cargo desde 2006, sendo pesquisador senior do System Integration and Process Automation Unit (UISPA-IDMEC), desde 1999. Seus interesses científicos atuais incluem os temas real-time embedded systems e real-time communication. A visita faz parte do programa de intercâmbio CAPES/FCT, coordenada, no lado brasileiro, pelo Prof. Rômulo de Oliveira. Das atividades relacionadas diretamente ao intercâmbio, cabe destacar que o Prof. Francisco irá participar de duas bancas, sendo uma de doutorado e outra de qualificação de doutorado.


Maio de 2012 – Visita do professor Cristian de Angelo (UNRC – Argentina)

Na semana entre 20 de Maio a 2 de Junho o Prof. Cristian de Angelo da Universidad Nacional de Rio Cuarto – Argentina estará de visita ao DAS através de um projeto de cooperação CAPES – MINCyT. Ele trabalha no Grupo de Eletrônica Aplicada da UNRC e, em especial, em temas relacionados com eletrônica de potencia e controle aplicados a veículos elétricos.


Maio de 2012 – Visita do professor Bjarne Foss (NTNU – Noruega)

No dia 11 de Maio o DAS irá receber a visita do Prof. Bjarne Foss da NTNU (Norwegian University of Science and Technology) referente ao convênio de cooperação entre UFSC, NTNU e Petrobras. O Prof. Bjarne irá proferir a partir das 14h no Auditório Teixeirão o seminário: “Control and model-based optimization in oil and gas systems”.


Março de 2012 – Visita do professor Khafiz Muradov (Petroleum Engineering Institute)

Na semana do dia 25 de Março o DAS irá receber a visita do Professor Khafiz Muradov, do Petroleum Engineering Institute (PEI) da Heriot-Watt University. No dia 26 de Março está programada uma sessão de apresentações e discussão sobre cooperação técnico-científica, a partir das 9:00 h na sala de reuniões do DAS. No dia 25 faremos uma visita às futuras instalações do Laboratório de Automação de Campos Inteligentes (LACI) no INPetro localizado no Sapiens Parque.


Março de 2012 – Visita do professor Klaus Janschek (TU Dresden – Alemanha)

No dia 21 de Março o Professor Klaus Janschek da Technische Universität Dresden – Alemanha – visitará o DAS e seus laboratórios e em seguida ministrará uma palestra, dentro dos Seminários do Grupo de Discussão em Robótica no DAS, na sala PPGEAS1. O tema da palestra será sobre projetos que o seu grupo está desenvolvendo na área de robótica na TU Dresden. Título do Seminário: “ Overview on guidance, navigation and control approaches for mobile robots developed at the TU Dresden Automation Engineering Lab”.


Fevereiro de 2012 – Visita do professor Michel Gevers (UCL – Bélgica)

Na semana entre 6 a 10 de Fevereiro, o DAS estará recebendo visita dos prof. Michel Gevers (Université Catholique de Louvain, Bélgica)  pelo projeto de cooperação científica “Modelagem, identificação e controle de sistemas complexos com aplicações em biotecnologia” financiado pelo CNPq/FNRS. No dia 09/02/2012, às 15:00, o prof. Michel Gevers estará apresentando um seminário intitulado “Modelling and identification: progress and new challenges” na sala de aula do PGEAS (2º piso).


Maio de 2011 – Palestra do Prof. Hervé Guiol (TMIC-IMAG)

O Prof. Hervé Guiol, pesquisador do Laboratório TIMC do IMAG de Grenoble (France), atuando nas áreas de processos estocastícos, sistemas interativos, limites hidrodinâmicos dará uma palestra no Auditório Luiz Antunes Teixeira (Teixeirão) no dia 23 de maio de 2011 às 14h15.


Novembro de 2011 – SBESC em Florianópolis

O Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais (SBESC) é uma iniciativa da comunidade brasileira de pesquisadores originalmente associados a três eventos, Workshop de Sistemas Operacionais (WSO), Workshop de Sistemas Embarcados (WSE) e Workshop de Sistemas de Tempo Real (WTR), que se unem frente à identificação de uma forte sinergia entre as áreas e à constatação de que a engenharia de sistemas computacionais é uma atividade cada vez mais multidisciplinar. Além de sessões técnicas, o evento contará com tutoriais e palestras convidadas. O evento ocorrerá na UFSC entre 7 e 11 de novembro deste ano. A coordenação geral do evento está sob a responsabilidade dos professores Antônio Augusto Fröhlich, do INE, e Leandro Buss Becker, do DAS.


Abril de 2011 – Visita do professor Enrique Ponce (Universidad de Sevilla, Espanha)

O professor Enrique Ponce do Depto. de Matematica Aplicada, Universidad de Sevilla, Espanha estará, entre os dias 28/04/2011 a 07/05/2011, visitando o DAS. A visita faz parte das atividades do projeto de cooperação CAPES/DGU-Espanha, denominado “Estratégias de controle não-linear e com compensação de atraso em plantas de geração de energia solar”, do qual o prof. Daniel Pagano é pesquisador.


Abril de 2011 – Palestra do Prof. Alain Vande Wouwer do Grupo de Pesquisa BioSys da Université de Mons, Bélgica

Entre os dias 18/04 a 22/04, o DAS receberá a visita do professor Alain Vande Wouwer, líder do Grupo de Pesquisa BioSys da Université de Mons, Bélgica. A visita deste professor é financiada pelo projeto de cooperação científica Brasil(CNPq)-Bélgica(FNRS) denominado “Modelagem, identificação e controle de sistemas complexos com aplicações em biotecnologia”, cujo representante no DAS é o Prof. Daniel Coutinho. No dia 19/04, o professor Alain apresentará a seguinte palestra na sala de aula do PGEAS: “Modeling and Control of SMB chromatographic separation plants – an overview of a few recent results”


Março de 2011 – Palestra do Prof. Philippe Bogaerts, do Grupo de Pesquisa 3BIO da Université Libre de Bruxelles

No dia 31/03 às 10h20, na sala de aula do PGEAS, o professor Philippe Bogaerts, do Grupo de Pesquisa 3BIO da Université Libre de Bruxelles, apresentará a palestra: “Contributions to bioprocess mathematical modelling and state estimation at the macroscopic level”


Março de 2011 – Palestra sobre Técnicas baseadas em Algoritmos de Visão 3D Aplicados a Robótica Móvel

No dia 24/03, os professores Patrick Danès e Miguel Torres Torriti apresentarão uma palestra sobre o tema “Técnicas para análise e síntese de servocontroladores e localização baseadas em algoritmos de visão 3D, 2-1/2D e 2D aplicados a robótica móvel”. A palestra será realizada no Auditório Teixeirão do CTC, às 16 horas.


Março de 2011 – Palestra do Prof. Manuel Berenguel Soria, Universidade de Almería, Espanha

No dia 17 de Março, as 16h, na Sala PPGEAS ocorrerá a palestra do Prof. Maunel Berenguel Soria entitulada “Controle de sistemas de energia solar”. Este seminário trata dos principais problemas de controle encontrados em sistemas de energia solar e as soluções propostas na literatura. Se descrevem as principais tecnologias de energia solar, seu estado de desenvolvimento e, em seguida, os principais desafios encontrados ao controle de sistemas de energia solar.


Março de 2011 – Visita dos professores Philippe Bogaerts (ULB, Bélgica) e Alain Vande Wouwer (UMONS, Bélgica)

Os professores Philippe Bogaerts (ULB, Bélgica) e Alain Vande Wouwer (UMONS, Bélgica) estarão respectivamente entre os dias 29/03/2011 a 07/04/2011 e 18/04/2011 a 22/04/2011 visitando o DAS. A visita faz parte das atividades do projeto de cooperação CNPq/FNRS, denominado “Modelagem, Identificação e Controle de Sistemas Complexos com Aplicações em Biotecnologia”, na qual o prof. Daniel Coutinho é colaborador.


Março de 2011 – Visita dos professores Patrick Danès (LAAS, Toulouse, França), Miguel Torres Torriti (PUC-Chile) e Luis Fernando Alves Pereira (UFRGS)

Entre os dias 21/03/2011 a 25/03/2011, os professores Patrick Danès (LAAS, Toulouse, França), Miguel Torres Torriti (PUC-Chile) e Luis Fernando Alves Pereira (UFRGS) visitarão o DAS. A visita faz parte das atividades do projeto de colaboração CAPES/CNRS/CONICYT, edital SticAmSud, para pesquisa sobre técnicas de controle não linear para sistemas robóticos com servo visão que conta com a colaboração do prof. Daniel Coutinho.


Fevereiro de 2011 – DAS assina termo de cooperação com a NTNU

No dia 18 de Fevereiro de 2011 aconteceu na COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Brazil-Norway R&D and Technology Innovations Workshop “Moving forward on bilateral collaboration”. O evento contou com a participação de representantes das principais universidades, centros de pesquisa e empresas brasileiras e norueguesas na área do petróleo e gás. Esteve presente neste evento, representando a UFSC, o Prof. Dr. Ricardo Rabelo, chefe do departamento de Automação e Sistemas, acompanhado do Prof. Dr. Eduardo Camponogara.

No final do evento foi realizada uma cerimônia de assinatura de um termo de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a NTNU-Norwegian University of Science & Technology. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Indústria e Comércio da Noruega, Dr. Trond Giske, do Secretario Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia Dr. Luis Antonio Rodrigues Elia, do Pró-Reitor de Inovações e Relações exteriores da NTNU, Prof. Dr. Johan E. Hustad entre outras autoridades.


Fevereiro de 2011 – Visita do pesquisador Dimitri Peaucelle do CNRS, França

O pesquisador do CNRS, Dimitri Peaucelle (Chargé de Recherche au LAAS), está visitando o DAS na semana 28/2/2011 a 4/3/2011. A visita é financiada pelo pelo CNRS e, neste período, Dimitri relizará atividades relacionadas à co-orientação do Mestrando Gustavo Comerlatto, no tema: Controle Resiliente Aplicado a Sistemas Aeronáuticos.


Março de 2011 – DAS recebe professores da Univ. de Almeria (UAL), Espanha

Entre os dias 1 a 18 de Março, o DAS receberá a visita de dois professores da Universidade de Almeria (UAL), Espanha: Prof. Manuel Berenguel Soria e Prof. Jose Luis Guzman Sanchez. A visita faz parte das atividades de um projeto de colaboração CAPES/MECD, o qual contempla missões de trabalho de professores e missões de estudo de doutorado e pós-doutorado. As universidades da Espanha que participam são a de Almeria, Sevilla e Valladolid. Deste projeto participam no DAS o prof. Daniel Pagano, Júlio Rico e vários estudantes de doutorado e pós-doutorado. O aluno de doutorado Tito Santos acaba de voltar de uma missao de um ano em Sevilla, e Martin Pomar está lá neste momento. Outros três doutorandos estão programados para participar deste intercâmbio nos próximos meses. Também dia 1 de Março chegam dois estudantes de doutorado da UAL que estarão no DAS por 6 meses no esquema sanduiche. Em Junho chegam dois doutores para estágio de pós-doutorado por 3 meses. Como a UAL e a UFSC já têm um acordo de colaboração, estas visitas poderão servir a criação de mecanismos de fortalecimento das relações. Em particular, há interesse mútuo no intercâmbio de estudantes de graduação para realizar projetos finais de cursos.


Maio de 2011 – UFSC premia professor Augusto Bruciapaglia, do DAS

O professor Augusto Bruciapaglia recebeu, em cerimônia no Centro de Cultura e Eventos ocorrida no dia 14, o prêmio Amigo da UFSC 2010 Edição Especial – 50 Anos, 50 amigos. Augusto Humberto Bruciapaglia atua na UFSC desde 1979, lecionando atualmente no Departamento de Automação e Sistemas, onde é pesquisador nas áreas Educação em Controle e Automação Desenvolvimento de Algoritmos de Controle.


Maio de 2011 – Página comemorativa dos 20 anos do Curso de Engenharia de Controle e Automação

O DAS lança página comemorativa pelos 20 anos do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação (ECA): http://eca20anos.das.ufsc.br/


Maio de 2011 – DAS recebe o pesquisador Laurent Dewasme do grupo de sistemas de controle da Université de Mons, Bélgica

Entre os dias 06 e 10 de Dezembro, o pesquisador Laurent Dewasme do grupo de sistemas de controle da Université de Mons, Bélgica, estará visitando o DAS no âmbito do projeto de cooperação internacional CAPES(Brasil)/FNRS(Bélgica) sobre Modelagem, identificação e controle de sistemas complexos. Ele fará uma palestra técnica no dia 08/12, às 10:10, na sala do PGEAS, sobre “Métodos Avançados de Controle para Bioreatores”, na disciplina de Técnicas de Controle Não Linear do PGEAS. O projeto tem coordenação local do professor Daniel Coutinho.


Novembro de 2010 – DAS recebe o Prof. Laurent Hardouin do ISTIA/LISA de Angers, França

Entre os dias 29/11 a 1/12, o DAS irá receber o Professor Laurent Hardouin do ISTIA/LISA de Angers, França. A visita se dará no contexto do projeto CAPES-COFECUB “Controle de Sistemas a Eventos Discretos. Metodologia e Aplicação aos Sistemas de Produção e Redes de Transporte”, coordenado localmente pelo professor José Cury e que conta com a participação do Prof. Max Queiroz, além de professores da UFMG e UNICAMP.


Novembro de 2010 – DAS recebe o pesquisador Marc Jungers do CNRS, France

Pelo período de 2 semanas, o DAS recebe a visita do pesquisador Marc Jungers, do Chargé de Recherche CNRS, no contexto de um Projeto de Cooperação Internacional entre o Brasil e a França, atualmente financiado pelo CNRS/França. O projeto intitula-se: “Controle e Análise com Integração de Performances para Sistemas Interconectados em Rede vistos como uma Arquitetura Híbrida”. O projeto de colaboração tem por objetivo estudar alguns problemas chave ligados aos sistemas dinâmicos híbridos. Particularmente, escolheu-se o caso de sistemas chaveados que permitem modelar entre outros os sistemas controlados via rede ou sistemas interconectados, que geram fortes dificuldades ligadas à presença de atrasos variáveis e de atualização das variáveis de controle. Os professores envolvidos são: Edson De Pieri, Ubirajara Moreno e Eugênio B. Castelan.


Novembro de 2010 – Palestra do Prof. Jean Jacques Loiseau, CNRS, Nantes, France

Na próxima 3a-feira, dia 9/11, as 9h na sala do PGEAS, ocorrerá palestra do Prof. J.J. Loiseau, do CNRS, Nantes, France. A palestra terá o seguinte título “Robust stability of positive difference equations”.


Novembro de 2010 – Visita do prof. Klaus-Dieter Thoben, do Instituto BIBA, Alemanha

O Prof. Klaus-Dieter Thoben, diretor da divisão IKAP (Application of Information and Communication Technologies in Production & Logistics) do BIBA (Bremer Institut für Produktion und Logistik), da Universidade de Bremen, Alemanha, estará visitando o DAS entre os dias 10 e 12 de novembro, sob a responsabilidade do Prof. Ricardo Rabelo. Trata-se de uma missão no âmbito do Programa de Cooperação Brasil-Alemanha BRAGECRIM na área geral de tecnologias e metodologias avançadas de manufatura, financiado pela CAPES e DFG. O Prof. Thoben estará em reuniões de trabalho, para prospectar novas parceiras e projetos.


Outubro de 2008 – Curso recebe 5 estrelas no Guia do Estudante

O curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação da UFSC acaba de receber 5 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante da Ed. Abril e constará da publicação Melhores Universidades 2008.


Novembro de 2008 – Prof. Guilherme Bittencourt do DAS recebeu o Prêmio SBIA de Mérito Científico em IA

O Prof. Dr. Guilherme Bittencourt do DAS recebeu o Prêmio SBIA de Mérito Científico em IA durante o SBIA’2008 em Salvador. O Prof. Dr. Guilherme Bittencourt é um dos mais antigos pesquisadores em Inteligência Artificial do Brasil em atividade. Possui uma formação
vasta, tendo concluído dois cursos de graduação (bacharelado em Física e Engenharia Eletrônica), e dois mestrados, um pelo INPE e outro pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, França, e doutorado pela Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Além das publicações de artigos, duas de suas preocupações permanentes sempre foram o ensino e a formação
de alunos e pesquisadores no Brasil.


Maio de 2008 – Professor Rômulo de Oliveira do DAS homenageado pelo WTR

Em 26 de Maio foi realizado no Rio de Janeiro o 10th Brazilian Workshop on Real-time and Embedded Systems (WTR’2008) que ocorreu conjuntamente com o 26º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC’2008). Nesta oportunidade o DAS recebeu o reconhecimento do trabalho e da competência de seus professores. O Professor Rômulo foi homenageado pelo WTR como sendo o pesquisador que mais contribuiu nos 10 anos do evento. O artigo de co-autoria do Professor Eduardo Camponogara foi premiado como o melhor do WTR. O artigo do Professor Joni com o aluno de mestrado Robson Costa recebeu menção honrosa no SBRC. O professor Leandro Becker foi escolhido para ser o Coordenador Geral da récem criada Comissão Especial de Sistemas de Tempo Real da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Por fim, o Professor Montez foi escolhido para ser o coordenador do próximo Comitê de Programa do WTR que ocorrerá em 2009,
em Recife.


Junho de 2007 – Alunos do ECAS premiados como 2o lugar no 1o Desafio de Controle

A alunos do curso de Controle e Automação obtiveram o segundo lugar no I Desafio
Chemtech/ Controlsoft de Controle de Processos. A equipe da UFSC, representada pelos alunos William Moreira e Maurício Giovanella e coordenada pelo professor do DAS Ubirajara Moreno teve um desempenho bastante elogiado pelos membros da banca avaliadora.


Junho de 2007 – Aluno de doutorado orientado por professor do DAS aprovado em 1o lugar na seleção da CAPES

O aluno Rodrigo Castelan Carlson, que concluiu o mestrado sob orientação dos professores Werner Kraus e Eduardo Camponogara foi aprovado em 1o. lugar, dentro da área de Engenharias IV, na selação da CAPES para doutorado no exterior.


Julho de 2007 – Livro Control of Dead-time Processes de co-autoria do Prof. Julio Rico do DAS

Já está disponível para encomenda na página da Spinger o livro dos Professores Julio E. Normey Rico (do DAS) e Eduardo F. Camacho entitulado “Control of Dead-time Processes – Series: Advanced Textbooks in Control and Signal Processing”, 2007, XXVI, 462 p., Softcover, ISBN: 978-1-84628-828-9.


Maio de 2007 – Professor Eduardo Camponogara do DAS recebe prêmio nos Estados Unidos

O artigo “Optimizing Gas-Lift Production in Oil Wells: Piecewise Linear Formulation and Computational Analysis” foi selecionado como “Best Paper of the Year” na área de “Operations Engineering” pela revista científica “IIE Transactions”. Os autores do artigo são o Prof. Eduardo Camponogara e o seu aluno de doutorado Paulo Nakashima. O prêmio foi anunciado na “Annual Conference of the Institute of Industrial Engineers”, em Nashville, Tennessee, EUA.